LEITURA: João 8: 1-11
Naqueles tempos as pessoas já conviviam no meio de uma sociedade cruel e corrompida pelos pecadas, diferenças religiosas e políticas e, socioeconômica, enfim, não tão diferente dos dias atuais.
Em uma manhã, como de costume, Jesus Cristo foi ao templo, lá o povo se reuniu assentados para ouvir seus ensinamentos.
Derrepente aparece um grupo de religiosos (escribas e fariseus), com o pretexto de moralizar a sociedade, tentando apagar as sujeiras imorais, as imundícias praticadas pelas pessoas naqueles dias, apresentando ao Senhor uma mulher pega no próprio ato, adulterando, esperando dEle uma resposta sobre o que se faria com aquela mulher, insistiam muito sobre o assunto, mas a real intenção era testar Jesus e achar alguma coisa para lhe acusar.
Na lei de Moisés havia uma ordem de execução nos casos de as pessoas serem apanhadas no adultério, um pecado abominável aos olhos de Deus. Veja o texto de Levítico 20:10 e Deuteronômio 22:22.
Notamos aqui nesses dois textos que, não somente a mulher, mas ambos, tanto a mulher como o homem deveriam ser executados. O engraçado é que os fariseus e escribas só apresentaram a mulher ao Senhor, pois segundo a Lei o homem também deveria ser apresentado naquela oportunidade. Mas porque? “a real intenção era testar Jesus e achar alguma coisa para lhe acusar.”Muito bem, vemos aqui um enorme erro entre se conhecer a lei e não praticar, conhecer as escrituras e não obedecer (Tiago 1: 19 – 27).
Leia também Hebreus 5:8 e 9. A partir desse texto vamos entrar no mérito de nosso estudo (O que Jesus escreveu com o seu dedo na terra?) A eterna salvação vai depender não somente da nossa fé, mas também da nossa observância e obediência aos seus ensinamentos e mandamentos.
Voltando para o texto de João 8 , no versículo de numero 6 , vemos Jesus o grande mestre e sábio se inclinando e escrevendo com o dedo na terra. Acredito eu que naquele momento se fez uma pausa, pois no versículo 7 diz q eles insistiram, agora vamos pensar, pra que serve uma pausa? ... sim, é para podermos pensar um pouco, raciocinar, refletir e analisarmos a situação. Vamos fazer uma pausa então.Agora, não sabemos o que foi que Jesus escreveu na terra, ninguém sabe, nem mesmo os evangelistas, pois não ficou registrado nos evangelhos.JESUS disse: “Examinais as escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” Texto de João 5:39 - Não sei o q Jesus escreveu com o dedo, mas examinando as escrituras eu achei o que Deus escreveu um dia com o seu dedo, então eu acredito q o Senhor estava fazendo naquele momento os religiosos examinarem também as escrituras. Vamos ver então algumas referencias:a) Êxodo 31:18 – Os mandamentos, as ordens, as leis...b) Daniel 5:5 – A sentença para aquele que transgredisse a lei, os mandamentos (veja q o rei adorou os deuses, idolatria). - Então posso ver Jesus fazendo-os refletir sobre as escrituras e acredito que todos foram julgados, pela palavra, de algum tipo de erro, fazendo então todos se arrependerem e largarem as pedras sem condenarem aquela mulher.- Vejam que todos largaram as pedras, do maior até o menor.- Jesus é Deus, então Deus estava escrevendo, revelando e agora propondo a nova aliança pela fé em Cristo Jesus nosso Senhor.c) Jeremias: 31:31 – 34. Leia
Pois é amigos, deixa o Senhor escrever em seus corações toda a palavra da vida eterna, palavras da verdade e lembre-se: Antes de julgar alguém, leia a bíblia para que você não perca sua salvação.
Até a próximaQue Deus te abençoe hoje e sempre...
Do seu amigo e Pr. Lucio de Souza
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário