sábado, 21 de junho de 2008

Honrando ao Senhor com nossos Bens

"HONRA AO SENHOR COM A TUA FAZENDA E COM AS PRIMÍCIAS DE TODA A TUA RENDA; E SE ENCHERÃO OS TEUS CELEIROS ABUNDANTEMENTE, E TRASBORDARÃO DE MOSTO OS TEUS LAGARES". (PROVÉRBIOS 3:9-10)
Temos aqui uma promessa de Deus, promessa esta que nos garante uma grande abastança financeira.
Quando somos aconselhados por Deus atráves do profeta Salomão, percebemos esta grande abastança quando ele diz:... e se encherão os teus celeiros abundantemente, quando a herdade de um homem produzia abundantemente, esta produção (o fruto) era guardada em um celeiro, (Lc. 12:16-17), era uma espécie de armazém. Logicamente não temos mais celeiros, mais podemos substituir os celeiros por nossa casa, isso mesmo, Deus esta dizendo que irar encher a nossa casa abundantemente.
Quando a Palavra de Deus diz:... e trasbordarão de mosto os teus lagares. O Senhor está nos garantindo a bênção financeira. O largar era uma cisterna feita na rocha com cerca de 2 metros de comprimento, po 1 metro e meio de largura e o Senhor diz que os lagares transbordarão de mosto.
O mosto era o líquido estraído da uva e demais frutas, era usado como suprimento financeiro, ou seja, Deus vai nos suprir financeiramente de uma forma abundante.
Todos nós queremos receber do Senhor este suprimento abundante, mas eu quero deixar bem claro que esta promessa não pode se cumprir sobre a nossa vida sem a sua exigência. "Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda"; o que Deus está especificando a que não é o valor dos bens em si, mas o valor da honra que esta expressada atrávez dos bens, para vivermos esta promessa em nossa vida teremos que aprender como honrar ao Senhor com nossos bens.O que significa honrar?
Honra significa distinguir, fazer diferença. Portanto, Deus deseja ser distinguido de toda as demais coisas em nossa vida, mesmo a que temos como mais preciosas.
O Reino de Deus funciona por princípios, e um dos princípios que o Senhor estabeleceu é o seguinte:
"... eu honro aos que me honram, mas que me desprezam, desprezarei". I Samuel 2:30.
Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. (Romanos 13:7). Deus honra quem merece honra.
Quando Deus é honrado com nossos bens, também somos honrados por Ele, porque Deus é o possuidor de toda a honra."Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezes duráveis e justiça" (Pv 8:18).
Já vimos que Deus não está interassado em nossos dinheiro, e sim na honra que lhe conferimos. Mas porque Deus deseja ser honrado com nossas finanças?
Quando conseguimos honrar ao Senhor justamente nesta área que mais domina e prende nosso coração, estamos cumprindo o verdadeiro sentido da palavra honra: ou seja, estamos colocando o nosso Deus acima dos nossos maiores velores.
Precisamos aprender a dar porque amamos mais a Deus do que nossos bens, e não só pela utilidade da oferta em si.
O Senhor não olha para nossa oferta, mas para a honra que por ela está sendo expressada; vejamos:E, olhando ele, viu os ricos laçarem a suas ofertas na arca do tesouro; e viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: em verdade vos digo que lançou mais do que todos esta pobre viúva, porque todos aqueles deram como ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deu todo o seu sustento que tinha. (Lucas 21:1-4).
Este texto bíblico nos revela que uma viúva pobre deu mais do que os ricos que lançavam muito dinheiro. Para eles, aquela grande quantia era troco, mas para a viúva, significava tudo o que ela possuía pára viver.
Quem mais honrou a Deus com sua oferta? Certamente foi a viúva que deu tudo, e não os ricos. Ela demonstrou amor, genuíno, os outros só cumpriram com sua obrigação.
Ela, sim, verdadeiramente hontou ao Senhor!
Precisamos aprender a honrar ao Senhor com nossos bens e atitudes em relação a eles, porque este é um caminho que, além de agradar a Deus, nos levará a usufruir as suas abundantes bênçãos, em Nome de Jesus Cristo.

Pr. Dyon Golbery

Nenhum comentário: