quinta-feira, 10 de julho de 2008

Uma vida com propósitos

Introdução:

Você se conhece bem?
Antes que você responda reflita sobre o que eu vou falar.

De vez em quando você não tem aquela sensação de que fez ou falou algo que não queria?
Não tem a impressão de que sentiu ou fez algo que jamais se julgava capaz?
Por vezes você não fica surpreso consigo mesmo?
A verdade é que nós não nos conhecemos bem.

A Bíblia diz que o nosso coração é enganoso (Jr 17:9).
A Bíblia também nos diz que hoje nós vemos as coisas como quem enxerga
apenas uma sombra, um reflexo (1 Co 13:12).
Somente com a Revelação de Deus podemos de fato conhecer a verdade sobre as coisas.
Nosso coração sempre está a procura de respostas para o sentido da vida.
Nessa procura todos nós fazemos pelo menos três perguntas na vida

QUEM SOU EU?
QUAL É A RAZÃO DE MINHA VIDA?PARA ONDE VOU DEPOIS DE MORRER?

A Bíblia, a Palavra de Deus tem as respostas.
Vejamos·
"O Senhor faz tudo com um propósito..." Pv 16:4 (NVI)·
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.
Pv 19:21·
Nele fomos também escolhidos e, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, Ef 1:11·
O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo!
Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!
Sl 138:8.
Sua vida terá propósitos se você...

Viver para adorar a Deus
"Tu (Deus) criaste todas as coisas, e é para o teu prazer que elas existem e foram criadas.
" Ap. 4:11 (NLT)
Fomos criados para adorar a Deus e nossa constituição revela isto.
Nossa alma tem sede e fome de Deus. Somente nos sentimos saciados quando adoramos a Deus de todo o nosso coração.
Adoração não é somente cantar, bater palmas ou levantar as mãos.

Adoração é um ESTILO DE VIDA."...
se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
" Rm. 12:1 (BLH)
Sua vida terá propósitos se você...
Viver em comunhão com a Família de Deus
"...(Deus) nos deu o privilégio de nascer de novo, de maneira que agora já somos membros da própria família de Deus." 1 Pe. 1:3b (BV)

EXPERIMENTAR A VIDA JUNTOS É CHAMADO DE COMUNHÃO.

"Assim também é o corpo de Cristo.
Todos nós somos parte dele, e cada um de nós é necessário para fazê-lo completo, porque cada um de nós temos um trabalho diferente a executar.
Assim pertencemos uns aos outros, e cada um precisa de todos os demais.
" Rm. 12:5 (BV)Um dos maiores problemas da vida moderna é a solidão.
Não fomos criados para viver em solidão.
Temos necessidade da presença de outras pessoas.
Sua vida terá propósitos se você...

Viver para tornar-se um discípulo de Cristo.
Para ser como Jesus.
" Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho.
Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos." Rm. 8:29 (BLH)

COMO É QUE ELE NOS FAZ COMO JESUS?·
O Espírito Santo usa a VERDADE
para produzir um caráter como o de Cristo.·
O Espírito Santo usa as PESSOAS
para produzir um caráter como o de Cristo
(Ef. 4:12-13; Tt. 1:13; etc.).·
O Espírito Santo usa as CIRCUNSTÂNCIAS
para produzir um caráter como o de Cristo.

O PROCESSO DE TORNAR-SE COMO CRISTO É CHAMADO DE DISCIPULADO.
"Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro.
Já não é mais a mesma.
Teve início uma nova vida." 2 Co. 5:17 (BV)
Sua vida terá propósitos se você...

Viver para SERVIR a Deus e ao próximo
"Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais;
estejam certos de as estarem utilizando para se ajudarem mutuamente,
transmitindo aos outros as muitas espécies de bênçãos de Deus.
" 1 Pe. 4:10 (BV)Nossa vida somente ganha verdadeiro sentido quando
estamos envolvidos em fazer algo significativo, algo de valor,
algo que corresponda aos anseios do nosso coração.
A vida ganha sentido quando sabemos que estamos verdadeiramente servindo a Deus e ao próximo.
Usar a maneira como Deus me formou para servir a outros é chamado de "ministério".
A maneira como Deus me fez revela meu ministério.
Sua vida terá propósitos se você...

Viver para UMA MISSÃO:
compartilhar os propósitos de Deus para as demais pessoas
"Da mesma maneira que Tu me deste uma missão no mundo,
eu dei a eles uma missão no mundo." Jo 17:18Para ser equilibrado, todo cristão precisa...
Um ministério na IGREJA
e uma missão no MUNDO.
Qual é a minha missão?"...
por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele.
E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.
Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme
de inimigos em amigos dele." 2 Co.5:18,20 (BLH)
" Mas eu não dou valor à minha própria vida.
O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o
Senhor Jesus me deu para fazer.
E a missão é esta:
Anunciar a boa notícia da graça de Deus

" At. 20:24 (BLH)
REALIZAR A MINHA MISSÃO DE VIDA É CHAMADO DE "EVANGELISMO".

Por que minha missão é tão importante?·
Porque é ORDENADA por Deus.
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.
E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos."
Mt. 28:19-20 (NVI)·
porque é a maior CAUSA na qual eu poderia me engajar.
"Deus nos deu o privilégio de insistir com todos para que se tornem aceitáveis diante dEle e se reconciliem com Ele." 2 Co. 5:18 (BV)·
Porque dá SIGNIFICADO à minha vida.
"Somente aqueles que põem de lado a sua vida por minha causa e por causa da
Boa Nova é que saberão realmente o que significa viver." Mc. 8:35 (BV)

MAS TUDO ISTO COMEÇA COM UMA DECISÃO·
A decisão de abandonar o pecado·
A decisão de crer em Jesus Cristo·
A decisão de adorar somente a Deus·
A decisão de ter comunhão com a Igreja, que é a Família de Deus·
A decisão de tornar-se um discípulo de Jesus·
A decisão de servir a Cristo·
A decisão de compartilhar a fé em Jesus com as outras pessoas
Pr Ricardo Aurino

Nenhum comentário: