domingo, 13 de julho de 2008

Aprendendo com os gansos!

LIÇÃO DOS GANSOS
——————————————————————————–
PARA PENSAR: QUALIDADE

Quando você vê gansos voando em formação “V”, você pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma.

Veja a seguir algumas descobertas interessantes feitas pelos cientistas:

FATO: À medida que cada ave bate suas asas, ela cria um “vácuo” que serve de sustentação para a ave seguinte.
Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar com pelo menos 71% a mais de aproveitamento, do que se cada ave voasse isoladamente.

VERDADE: Pessoas que compartilham um objetivo comum, com um sentido de equipe, chegam ao seu destino mais depressa e mais facilmente do que se o fizessem sozinhas, porque elas se apoiam na confiança e na solidariedade uma das outras.

FATO: Sempre que um dos gansos sai fora de formação, ela repentinamente sente a resistência do ar e o atrito ao tentar voar só, e rapidamente retorna à formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente a sua frente.

VERDADE: Existe mais força, segurança e coesão em grupo, quando pessoas que vão na mesma direção, compartilham seu objetivo comum, do que quando atuam isoladamente.

FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação enquanto que a ave imediatamente atrás de si assume a liderança, num perfeito revezamento.

VERDADE: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo, e mesmo os líderes deve revezar.
FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente e manterem o ritmo e a velocidade.
VERDADE: Cada um dos que trabalham na equipe, necessita ser reforçado com apoio ativo e encorajamento, para que o ritmo do trabalho não seja quebrado, atingindo-se o objetivo comum mais rapidamente, onde todos saem ganhando.

FATO: Quando um adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger.
Eles o acompanham até a solução do problema e então reiniciam a jornada, os três, ou se juntam a outra formação, até que encontrem seu grupo original.

VERDADE: Precisamos ser solidários, não só nas palavras, mas principalmente nos atos.
Assim vamos procurar nos lembrar mais freqüentemente de dar um
“grasnado” de encorajamento e nos apoiar uns nos outros com amizade

Vd foi edificado por esta mensagem? Faça o comentátio.

Nenhum comentário: