segunda-feira, 14 de julho de 2008

Fazendo discípulos para Jesus

Fazer discípulos é uma ferramenta que a igreja tem jogado fora, e é uma das principais ferramentas da igreja. É a ferramenta que Jesus usava e é ideal para qualquer época e local.
Fazer discípulos é moldar um caráter a semelhança, e nesse caso vamos escrever a respeito de se moldar um caráter semelhante ao de Jesus. Chamamos isso de discipulado.

Mas o que acontece em nossas Igrejas, será que há discipulado, nós fazemos discípulos?
Não se faz discípulos! Essa é a nossa realidade, eis o porque de tantos fracos na fé ou desviados do evangelho, pois não se aprofundaram em conhecer a Cristo, o que falar daqueles que estão afastados do Pai, mas ao mesmo tempo dentro da casa do Pai, como o caso que a palavra nos relata do filho mais velho na parábola do filho pródigo em Lucas 15.11-32.

Uma grande falha que encontramos na Igreja é a centralização de poder. Toda tarefa geralmente fica concentrada em uma pessoa ou alguns lideres, a nossa igreja, a igreja evangélica de hoje provem da reforma do século XVI, mas ainda trás costumes do Império Romano, o poder patriarcal ou papal infelizmente ainda tem imperado em nossas comunidades, o clero não morreu na reforma!
Com essa centralização de poder, quando Satanás quer atacar a obra do Senhor, ele obviamente delega um certo número X de demônios para prejudicar essa liderança colocando toda sorte de lutas sobre eles. Qual é o resultado?

Pense.
Agora eu te pergunto, qual é a solução? A solução é Bíblica, é o discipulado de Jesus. Como Jesus fez com os seus discípulos? Ele descentralizou poderes.
O que é isso? Descentralizar poder é dividir cargas, assim esse número X de demônios ordenados por Satanás para atacar uma liderança ou um líder que talvez se ache um ´´Super Crente’’ não precisando assim dividir cargas com ninguém, vão ter que se dividir para atender a demanda de Satanás.
Trabalhemos em equipe, façamos discípulos como fez o rei Davi. Ele teve 400 discípulos aos quais treinou na caverna de Adulão, estes o defenderam por toda sua vida, tanto que podemos ler em II Samuel 21.15-22 que os homens de Davi mataram quatro gigantes, esses os que restaram do dia em que Davi matou Golias, e observemos o verso 22 que diz ´´...e caíram pela mão de Davi...’’ Mas eu te pergunto, quem matou?

´´O que o seu discípulo faz, é como se você o fizesse’’Pr. Joel
Fazer discípulos é uma ferramenta que a igreja tem jogado fora, e é uma das principais ferramentas da igreja. É a ferramenta que Jesus usava e é ideal para qualquer época e local, é a estratégia certa que Deus nos deu e estamos jogando fora.
´´Uma boa estratégia diminui esforços’’ Pr. Joel
Um exemplo dessa frase em pratica é Davi, ao ter que lutar com Golias qual ferramenta ele usou? Cinco pedras que pegou no riacho e com um detalhe, dentro do riacho, porque?
Essas eram pedras que num processo de tempo foram lapidadas, elas rolaram das montanhas perdendo assim suas pontas ao se esbarrarem nas rochas, assim foram ficando redondas e sem pontas, e o tempo que permaneceram dentro do riacho colaborou para que com a água elas ficassem mais lisinhas e trabalhadas.
´´Use a ferramenta certa e diminua esforços’’
Se você tentar afrouxar um parafuso com uma faca, até vai conseguir afrouxar um ou alguns, mas após alguns parafusos você estará cansado, com a faca torta e os dedos doendo, talves até machuque a mão. Que tal se você pegasse uma chave de fenda! As vazes os pastores ou lideres de departamentos correm pra lá e pra cá, para fazer algo que mude a história de sua igreja e nada de acontece, a igreja não cresce, continua igual, talves uns se acrescentem, mas é muito trabalho pra pouco crescimento!


O que fazer?
Você não precisa fazer muito, só faça a coisa certa, ai você terá mais tempo com Deus, não entre em ativismo. A centralização de poder tem causado ativismo na vida de nossos lideres que acabam por se dedicar mais a obra de Deus do que ao Deus da obra.
As pessoas, discípulos, são a ferramenta para o reino de Deus, Mateus 13.38. mas para ser discípulo é preciso ser discipulado, ninguém ensina sem ser ensinado, ser discipulado é passar por um processo de perder as pontas, lembra da história das pedras de Davi. Deus quer nos moldar e nos usar uns aos outros nesse processo.
Usando a ferramenta certa e com uma boa estratégia, poderemos derrubar os principados e conquistar uma cidade, um pais e as nações...

Nenhum comentário: