quinta-feira, 31 de julho de 2008

PASTORAL

A NOSSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ENSINANDO PARA SERVIR

Partindo do entendimento de que devemos cumprir integralmente o IDE de Jesus, em Mt. 28.18-20, conforme está escrito:
Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ensinado. E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação do século.

MAS, COMO FAZER DISCÍPULOS?
Foi justamente com esta preocupação que a nossa Escola Bíblica Dominical, através da sua superintendência, já a partir do ano de 2007, com o apoio do Conselho da Igreja, buscou responder de modo prático a essa questão, convidando o
Rev. Ms. Leandro Antônio de Lima, atual pastor da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo-SP, e autor das lições que já vínhamos estudando, para ministrar um curso especial de treinamento de professores, ocorrido no período de 3 a 6 de dezembro de 2007.
Esse curso teve o propósito de introduzir o assunto a ser estudado a partir de fevereiro deste ano de 2008, até o final do ano de 2009, prevendo uma reciclagem a cada seis meses.
Aprendemos nesse curso que a tarefa de discipular importa em ação de vida abrangente, que vai além da sala de aula, passa pela convivência pessoal no dia-a-dia, ouvindo, intercedendo, sendo exemplo, ensinando, dividindo as tarefas, imprimindo rítimo e direção no envolvimento de uns para com os outros, promovendo integração. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo (At. 5.42).
Precisamos estar conscientes de que
DISCIPULADO não é ministério. É a base da igreja, e tem por objetivo mudar valores e não o de formar valores. Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt. 16.13-20).

AS GRANDES DOUTRINAS DA GRAÇA É sob esse tema geral que recebemos, com exclusividade, os quatro volumes, para um curso completo de teologia prática, para classes bíblicas ou pequenos grupos, de autoria do Rev. Leandro Lima.
Nenhuma outra igreja dispõe desse material, que foi preparado exclusivamente, e de modo especial, para a nossa igreja (PIPR). Esse curso a ser ministrado em oitenta aulas, a partir de dez de fevereiro de 2008, abrange, no seu primeiro volume, dois assuntos:
01 - A CONFIABILIDADE DA BÍBLIA, em cinco pontos/tópicos:

Introdução – a Relevância do Estudo da Teologia; A Relevância da Reforma; A Revelação Progressiva; O Registro da Revelação; e A Escritura Completa.
02 – A EXISTÊNCIA DE DEUS E SUAS OBRAS (teontologia); este assunto, subdividido em quinze tópicos a ser desenvolvido em quinze aulas, fecha o primeiro semestre de 2008.
A partir do segundo semestre, o curso aborda sempre dois assuntos, cada um subdividido em dez tópicos, a ser ministrado em dez aulas cada um dos assuntos, a saber: Volume dois:

01 - O SER HUMANO CRIADO E DECAÍDO (antropologia);

02 - A VINDA E OBRA DE JESUS CRISTO (cristologia), fechando assim o segundo semestre de

2008. No ano de 2009, no Primeiro semestre, estudaremos no volume três, mais dois assuntos:

01 - O SIGNIFICADO E A APLICAÇÃO DA SALVAÇÃO (soteriologia);

02 - A VINDA E OBRA DO ESPÍRITO SANTO (pneumatologia). Segundo semestre - volume quatro: 01 - O SIGNIFICADO E A OBRA DA IGREJA (eclesiologia);

02 - O FIM DESTA ERA E O INÍCIO DA VINDOURA (escatologia).
A festa de formatura poderá ser aqui ou no céu.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Cumprido esse curso de teologia bíblica o aluno terá um certificado de conclusão de relevância acadêmica, e estará seguramente apto para cumprir o IDE de Jesus. E não somente isso, mas também, prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que temos em Cristo Jesus, fazendo isso com toda mansidão e boa consciência (I Pe.3.15,16).
O esforço que se faz na ministração e aprendizado sobre

“AS GRANDES DOUTRINAS DA GRAÇA”, através da Escola Bíblica Dominical, objetiva realçar os princípios da fé reformada:
SOLA SCRIPTURA, SOLUS CHRISTUS, SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLI DEO GLÓRIA, e tornar esta igreja referencial da ortodoxia bíblica, conduzida no amor de Deus (ortopraxia), para o crescimento de cada um, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno (II Pe.3.18).
Eudes Horst, Pb.

Nenhum comentário: