quinta-feira, 31 de julho de 2008

PASTORAL

A NOSSA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ENSINANDO PARA SERVIR

Partindo do entendimento de que devemos cumprir integralmente o IDE de Jesus, em Mt. 28.18-20, conforme está escrito:
Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ensinado. E eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação do século.

MAS, COMO FAZER DISCÍPULOS?
Foi justamente com esta preocupação que a nossa Escola Bíblica Dominical, através da sua superintendência, já a partir do ano de 2007, com o apoio do Conselho da Igreja, buscou responder de modo prático a essa questão, convidando o
Rev. Ms. Leandro Antônio de Lima, atual pastor da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo-SP, e autor das lições que já vínhamos estudando, para ministrar um curso especial de treinamento de professores, ocorrido no período de 3 a 6 de dezembro de 2007.
Esse curso teve o propósito de introduzir o assunto a ser estudado a partir de fevereiro deste ano de 2008, até o final do ano de 2009, prevendo uma reciclagem a cada seis meses.
Aprendemos nesse curso que a tarefa de discipular importa em ação de vida abrangente, que vai além da sala de aula, passa pela convivência pessoal no dia-a-dia, ouvindo, intercedendo, sendo exemplo, ensinando, dividindo as tarefas, imprimindo rítimo e direção no envolvimento de uns para com os outros, promovendo integração. E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo (At. 5.42).
Precisamos estar conscientes de que
DISCIPULADO não é ministério. É a base da igreja, e tem por objetivo mudar valores e não o de formar valores. Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt. 16.13-20).

AS GRANDES DOUTRINAS DA GRAÇA É sob esse tema geral que recebemos, com exclusividade, os quatro volumes, para um curso completo de teologia prática, para classes bíblicas ou pequenos grupos, de autoria do Rev. Leandro Lima.
Nenhuma outra igreja dispõe desse material, que foi preparado exclusivamente, e de modo especial, para a nossa igreja (PIPR). Esse curso a ser ministrado em oitenta aulas, a partir de dez de fevereiro de 2008, abrange, no seu primeiro volume, dois assuntos:
01 - A CONFIABILIDADE DA BÍBLIA, em cinco pontos/tópicos:

Introdução – a Relevância do Estudo da Teologia; A Relevância da Reforma; A Revelação Progressiva; O Registro da Revelação; e A Escritura Completa.
02 – A EXISTÊNCIA DE DEUS E SUAS OBRAS (teontologia); este assunto, subdividido em quinze tópicos a ser desenvolvido em quinze aulas, fecha o primeiro semestre de 2008.
A partir do segundo semestre, o curso aborda sempre dois assuntos, cada um subdividido em dez tópicos, a ser ministrado em dez aulas cada um dos assuntos, a saber: Volume dois:

01 - O SER HUMANO CRIADO E DECAÍDO (antropologia);

02 - A VINDA E OBRA DE JESUS CRISTO (cristologia), fechando assim o segundo semestre de

2008. No ano de 2009, no Primeiro semestre, estudaremos no volume três, mais dois assuntos:

01 - O SIGNIFICADO E A APLICAÇÃO DA SALVAÇÃO (soteriologia);

02 - A VINDA E OBRA DO ESPÍRITO SANTO (pneumatologia). Segundo semestre - volume quatro: 01 - O SIGNIFICADO E A OBRA DA IGREJA (eclesiologia);

02 - O FIM DESTA ERA E O INÍCIO DA VINDOURA (escatologia).
A festa de formatura poderá ser aqui ou no céu.

CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Cumprido esse curso de teologia bíblica o aluno terá um certificado de conclusão de relevância acadêmica, e estará seguramente apto para cumprir o IDE de Jesus. E não somente isso, mas também, prontos para responder a todo aquele que pedir a razão da esperança que temos em Cristo Jesus, fazendo isso com toda mansidão e boa consciência (I Pe.3.15,16).
O esforço que se faz na ministração e aprendizado sobre

“AS GRANDES DOUTRINAS DA GRAÇA”, através da Escola Bíblica Dominical, objetiva realçar os princípios da fé reformada:
SOLA SCRIPTURA, SOLUS CHRISTUS, SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLI DEO GLÓRIA, e tornar esta igreja referencial da ortodoxia bíblica, conduzida no amor de Deus (ortopraxia), para o crescimento de cada um, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno (II Pe.3.18).
Eudes Horst, Pb.

Um desejo sincero!

Q o Senhor te dê mt saúde.
P q possa glorificá-lo e servi-lo.
Q o Senhor te dê oportunidades.
P q possa demonstrar o seu amor por Ele.
Q o Senhor te dê mansidão.
P q herde a terra.
Q o Senhor te dê sabedoria e discernimento.
P saber agir diante das circunstâncias.
Q o Senhor te dê nova medida de fé.
P q possa ver a glória de Deus.
Q o Senhor te dê vestes sempre alvas.
P q possas chegar sempre a Ele sem temer
Q o Senhor te dê unção.
P q todo jugo seja quebrado.
Q o Senhor te dê força para prosseguir.
P q n se estremeça quando o tempo estiver ruim
Q o Senhor te dê uma nuvem de dia e uma coluna de fogo à noite,
P q n erre o caminho e n se desgaste pelo tempo.
Q o Senhor te dê coragem diante das circunstâncias,
Pq o mar se abra quando ousar pisá-lo.
Q o Senhor te dê mt mais, q derrame bênçãos sem medida,
Pois sei q a Sua fidelidade vai mt além do q podemos imaginar.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Ainda que a Figueira não Floresça

Estevam Hernandes
Habacuque 3. 17:19

Deus nos alterna por intermédio do profeta Habacuque, que nossa esperança, não está colocada nas coisas materiais, nem mesmo naquilo que humanamente seria o lógico, mas dependemos do Senhor, a despeito das circunstâncias, ele estará ao nosso lado.

Deus preparou para seus filhos um ciclo de vida que consiste em:
1. Investir
2. Sedimentar
3. Desfrutar

* O caminho do Senhor é perfeito para nossas vidas, Salmo 18:30
"o caminho de Deus é perfeito, a palavra de Deus é provada, ele é escudo para todos os que nele confiam"
* O inimigo tem um ciclo de derrota para o homem, o ciclo do inimigo é:
1. matar
2. roubar
3. destruir

João 10:10
Quando estamos fora do ciclo da vontade do Senhor o espírito geme por nós com gemidos inexprímiveis Rm 8:26
Estamos num momento de decisão, porque, os que estiverem andando no ciclo do Senhor, estarão sendo levantados, sobre todas as obras do inimigo, o Senhor os conduzirá acima das circunstâncias.
Habacuque enxergou esta verdade, por isso pode, num momento em que todos teriam como lógica a desistência, tomar uma posição de avançar contra todas as evidências de derrota ou de fracasso, declarando que o Senhor nos que fazer andar altaneiramente, para isso, temos os 3 (f's) de Deus em nossas vidas.

1. Fertilidade - esse é o tempo que o Senhor fará seu povo fértil na terra, Deus está derramando uma unção de fertilidade, para quebrar toda a esterilidade que o pecado e a miséria impuseram nas nossas vidas.
É tempo de vivermos uma agilidade entre o plantar e o colher, pois, nossos frutos não serão normais, mas a fertilidade será tamanha, que plantaremos um e colheremos 100, como, Isaque estava num momento de fertilidade excepcional, assim o Senhor fará em nossas vidas.
Gen 26:122.
2. Força - seremos conhecidos como o povo que tem uma força especial, o Senhor deu a Sansão uma força, descomunal, que era gerada pelo espírito santo em sua vida, nos dias de hoje o Senhor batizará os seus filhos com uma força descomunal, para que todas as setas do inimigo e circunstâncias, que normalmante derrubariam as pessoas, não terão poder sobre os servos do Senhor, porque o Senhor nos capacita com essa força, que nos levará a saltar muralhas e seremos conhecidos pela força do nosso Deus em nossas vidas. Juízes 14:6

3. Felicidade - seremos conhecidos nesses dias como um povo feliz, porque as trevas irão cubrir o arraail do inimigo, mas a alegria não faltará em nós, porque o Senhor coroará de gozo os seus servos.
Isaías 35:10 "os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará as suas cabeças, gozo e alegria alcançarão e deles fugirá a tristeza e o gemido" mal 3:12 "todas as nações vos chamarão felizes, porque vos farei uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos"
Para andarmos dentro destas benção, altaneiramente precisamos também dar ao Senhor os nossos 3 f's.

1. Fidelidade - sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida eterna - Apoc. 2:102. Filiação - Rm 8 16-173. Fé - sem fé é impossível Heb.10:36
Hoje o Senhor te fará sair daqui andando altaneiramente.
Creia e se aproprie dessa palavra como uma palavra de Deus para tua vida em nome de Jesus.

AINDA QUE A FIGUEIRA NÃO FLORESÇA E
OS CAMPOS NÃO PRODUZAM MANTIMENTOS

NÃO VEM DAS MÃOS DOS HOMENS
MINHA FORÇA E PROVISÃO
É DEUS A MINHA SALVAÇÃO
É DEUS O MEU ALTO REFÚGIO
AINDA QUE AS BÊNÇÃOS PAREÇAM NÃO CHEGAR
DEUS É FIEL E SEM DEMORA VEM
A MINHA PARTE EU FAÇO,
EU NÃO PARO DE ADORAR
A ELE MINHAS MÃOS LEVANTAREI
MESMO SE EU PASSAR POR UM DESERTO,
PELO VALE OU SEJA ONDE FOR
NADA PODERÁ ME ABALAR
POIS QUEM ME GUARDA É O SENHOR
DEUS DETERMINOU NO CORAÇÃO
NOS ESCOLHER E NOS CHAMOU
E SE CHAMOU... COM SUA UNÇÃO... NOS CAPACITOU
Habacuque 3. 17:19

sexta-feira, 18 de julho de 2008

O Cristão e o Luto

Por: Albert FriesenPastor, doutorando em Ciência da Religião pela UMESP.
Psicólogo no Instituto Phileo de Psicologia. Membro da 1ª Igreja Ev.
Irmãos Menonitas do Boqueirão

Para a maioria das pessoas a morte é uma interrupção cruel da vida.
O grande paradoxo é que se nasce com uma certeza absoluta apenas:
a morte.
Sim, ela é dolorida porque interrompe o que era bom: viver, estar com as pessoas que se ama, planejar e sonhar, realizar.
Morte significa perda.
Mas, para o cristão também significa ganho.
Paulo diz: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp. 1:21).
Será que o cristão realmente é capaz de enfrentar a morte de maneira diferente do que aquele que não tem a certeza da vida eterna?
Segue uma pequena reflexão sobre perda e luto.
Será que as igrejas preparam os crentes adequadamente para o período do luto?
De maneira geral, acho eu que não.
A igreja enfatiza a esperança eterna, a certeza do reencontro com os amados que partiram, a presença eterna gloriosa com o Salvador, o fim da dor e das lágrimas.
Estas ênfases são úteis e bíblicas, são próprias do Cristianismo.
Mas, luto é tempo de muitas emoções doloridas.
Parece-me que não conseguimos ajudar as pessoas a aceitar e vivenciar os seus sentimentos de pesar.
Todos passam por crise quando morre uma pessoa amada, toda perda desencadeia depressão. Estes fatos com freqüência não são levados em conta no acompanhamento de luto.
Evita-se falar da dor com racionalizações.
Tenta-se consolar a pessoa com frases como:
“Ele/ela agora está na Glória, descansando de seu grande sofrimento!”; ou: “Você é cristão!
Não convém chorar por muito tempo, isso daria um mau testemunho a respeito de sua fé!” Quando morre alguém da família, um mundo de coisas desaba.
Por temer falar sobre a morte, assuntos não foram tratados preventivamente: não se fez o testamento, não se planejou com quem iriam ficar os filhos ainda dependentes, não se pediu perdão por erros, etc.
Tais pendências demandam ajuda prática.
A viúva que nunca foi ao banco porque o marido fazia isso, agora precisa aprender.
Os pais cujo filho de 8 anos morreu precisam saber o que fazer com os pertences.
A igreja pode ajudar.
A Bíblia nos mostra que o choro faz parte do luto.

Quando Absalão, o filho do rei Davi morreu perfurado por uma espada, pendurado num galho pelos seus lindos cabelos, lemos da reação chocante do “homem segundo o coração de Deus”: “Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (2 Sm. 18:33b).
Dá para sentir a comoção do enlutado nessas palavras?
Jesus não censura o desespero de Marta e Maria quando Lázaro morreu em Betânia (Jo. 11).

A tristeza era generalizada quando Pedro encontrou as amigas de Dorcas chorando
(At. 9:39-40).
Assim, o choro e o lamento naturalmente fazem parte do luto, o consolo e a permissão de muito tempo para o luto também (Nm. 20:29).
Algumas pessoas sentem aversão diante da idéia da morte ou do morto.
A aversão à morte é apenas uma face da contemplação da morte.
A curiosidade e o fascínio certamente constituem o outro lado.
A idéia da morte está associada à dor e sofrimento, ao medo da desintegração e da perda do objeto amado.
Quando o ser humano está sob ameaça, ele tem sentimentos fortes para que reaja com providências auto-protetoras.
O mesmo acontece com a idéia da morte. A aversão que se sente em ver o morto pode significar a negação, a não aceitação da morte.
Tal pessoa precisa urgentemente de ajuda espiritual.
Às vezes me perguntam o que eu acho sobre cultos memoriais.
O cristão evangélico repudia cultos em memória quando se tem a idéia de que o falecido é beneficiado pelo ritual.
Não se ora pelos mortos!
Mas, cultos memoriais podem ter efeitos terapêuticos para os vivos.
Pode-se rever a vida e os valores que se viveu.
Se alguém não chorou, pode ainda fazê-lo.
É claro, celebrações memoriais em que se “pinta” uma imagem que o falecido de fato não teve, tornam a atividade tragicômica e hipócrita, instigando ira, ódio e raiva a quem sofreu na convivência com o falecido.
Como ajudar pessoas na 'elaboração' e 'fechamento' do luto?
Perder alguém é entrar em crise.
Portanto, quem perde deve ter alguém com quem possa falar.
Muito!
Ouvir com interesse, sem querer dar muitas orientações.
Depois, pode-se ajudar os vivos a enterrar o seu morto (psicologicamente e praticamente), a reorientar a sua vida, a resolver coisas práticas como o trabalho, as finanças, moradia, etc. Em geral, após um mês, ninguém mais fala do falecimento, mas, a família ainda está em luto.
O consolo e a presença de pessoas amáveis deve permanecer ainda por muitos meses.
O que facilita o luto para o cristão?
Inequivocamente a certeza de salvação.
Mas, existem alguns outros facilitadores do luto.
Ter vivido intensamente o relacionamento, de modo feliz;
ter construído em conjunto uma história que glorifica a Deus; ter lembranças boas, etc.
O luto é mais crítico em casos de morte inesperada, ou onde não se sabe como será a continuidade da vida diante da ausência da outra pessoa.
Aí não há prevenção! Só se pode ajudar em nome de Jesus. Se houver sintomas de depressão, procure-se urgentemente auxílio médico.
Por fim, aos enlutados resta apenas a promessa:
“E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap. 21:4).

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Perdoar a si mesmo.

(leia II Co 5:14-19)
Deus nos oferece na Bíblia exemplo de sua infinita capacidade de perdoar e esquecer.
A historia de Davi e do apostolo Paulo são exemplos de vidas perdoadas, resgatadas, transformadas e amadas por Ele.
Esses exemplos bíblicos também nos falam de um outro aspecto difícil do perdão.
Davi e Paulo, perdoados, perdoaram a si mesmos e não se afastaram envergonhados de Deus. Apesar de todos os pecados cometidos, eles confiaram no perdão divino e, sentindo-se novas criaturas, aprofundaram, cada vez mais, a relação com o Pai.
Os pecados perdoados desaparecem e devem ser esquecidos tanto por quem os praticou, como para quem os perdoou.
Não se pode ser verdadeiramente nova criatura com uma memória ferida, pesada, cheia de culpa. O perdão nos liberta de todos os liames internos e externos e nos dá acesso à prometida vida em abundância (João 1:10).
Quando o verbo se fez carne e habitou entre nós, o grande projeto era (e foi cumprido) nos salvar (João 1:14).
O intento de Deus era nos fazer perdoáveis.
Nós nos tornamos perdoáveis pelo resgate, na cruz, de nossas iniqüidades, pecados e doenças (Isaías 53: 4-11).
Por meio do seu sacrifício, Jesus nos conseguiu o perdão e,
com ele, a graça de sermos salvos.
Pense:
Se Deus tomou a iniciativa de reconciliar-se conosco, devemos facilitar aos outros o caminho da reconciliação.
Oração: Senhor Deus, graças te damos, porque tu nos buscastes em amor.
Dá-nos a mesma predisposição para que haja reconciliação entre nós.
Em nome de Jesus, amém.
(Extraído cada dia)

quarta-feira, 16 de julho de 2008

A Igreja da Graça e da Paz - Rv. Paulo Araújo



Efésios 1:1-25

Introdução:
Saudação: O que revela
1- São os crentes: santos (separados, fiéis, crentes)
2- A eles: Graça (o grande tema) Paz – o fruto da integração espiritual
3- Graça e Paz – reclamadas hoje.

I – Os Favores de Deus para com a Igreja (3-14)
1- A Igreja escolhida. Para que? Para ser irrepreensível e santa.
2- Predestinada – para quem? Para Ele.
3- Adotada – por meio de quem?
A adoção faz possível a nossa filiação a Deus e com Ele – nova família – novo nome – novo Pai.
4- Redimida (com seu sangue) Perdão e Remissão.
5 - Tem para a Igreja o alvo de torná-la para sua glória (12)

II - A Formação desta Igreja
1- Pela palavra - que tudo cria (13)
2- Pela resposta da Igreja
3- Pela marca de Deus e Selo com o Espírito Santo que também é penhor.
Todos os crentes têm o Espírito Santo.

III - O Propósito Escatológico para a Igreja – ele tem:
1- Tem princípio aqui: a fé que há entre vós (15)
2- Deve ser aprendido pela Igreja (17)
3- A Determinação deste Propósito:
a – Esperança do seu chamado – Futuro (18)
b - Riqueza de sua Glória nos santos – Presente.
c- Suprema grandeza de sue poder em Cristo – Passado. (20)

IV - A Gerência de Cristo sobre a Igreja:
1- Supremacia e soberania dele no mundo (21)
2- Cabeça da Igreja (28)
3- Através da Igreja sobre todas as coisas
4- A Igreja e o seu corpo

CONCLUSÃO:
Em Cristo:
PASSADO:
Deus revelou suprema redenção da Igreja
– a eficácia do seu poder – ressuscitando Cristo e fazendo-o assentar à sua direita.

PRESENTE:
Pelo seu Espírito a glória de sua herança nos santos
– a Igreja militante- o corpo do Senhor aqui.

FUTURO:
A certeza que tem a Igreja por causa da esperança de seu chamamento.

Pr Paulo Araújo. Lagamar, 16 de Julho de 2008.

terça-feira, 15 de julho de 2008

O desejo nasce no coração



O desejo nasce no coração do homem...
Mas a resposta certa vem do Senhor
!Não se intimide com que está a sua frente.
Esse gigante já caiu, pois o Senhor está agindo por você e em você!
Profetizo na tua vida a concretização do milagre....
Receba agora com os braços abertos a tua vitória!

Nada pode mudar isso...
Não desanime...
Coragem!
Há anjos ministradores neste momento pleiteando a tua causa.
Você não está só...
Creia que Jesus está ao seu ladoTire agora mesmo esse sentimento de fracasso.
Você já venceu...
Em nome de Jesus

Como foi dito anteriormente, sua vida será um grande testemunho!
Você viverá o novo de Deus dia após dia.
Não estou dizendo que vai viver livre de lutas.
Isso não faz parte do vencedor!
Para haver vencedor é preciso haver luta!
Continue lutando.
Tua vitória já está chegando!
É grande demais para você desistir!
Receba agora...
Em nome de Jesus...
Amém.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Stress

OS DOZE MANDAMENTOS CONTRA O STRESS
I -
Os desejos são ilimitados, o seu tempo não. Defina metas, prioridades da sua vida. Faça periodicamente uma revisão de seus objetivos..

II -
Você é responsável e senhor da própria qualidade de vida. Defenda seus direitos. Aprenda a ser eficaz e a ter ritmo: trabalho / lazer, alimentação / jejum, ação / repouso, inspiração / expiração. A qualidade de vida é uma planta que necessita ser regada sempre..

III -
Você é um só. Você só tem um coração. Portanto, faça uma coisa de cada vez. Tenha atividades e relações relaxantes, que não tragam a necessidade contínua de competir ou correr atrás o tempo todo..

IV -
Cuide do seu corpo. Escolha alimentos saudáveis, evitando agressões do tipo fumo, droga, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café. Beba oito copos de água, no mínimo, por dia. Mantenha seus intestinos bem funcionantes. Faça atividades físicas, no mínimo três vezes por semana, compatíveis com seu temperamento e condições físicas. Mantenha seu peso corporal em um nível satisfatório para você. Ponha os pés descalços na terra por um mínimo de 20 minutos, em um lugar de muito verde, uma vez por semana, para descarregar. Faça um chek-up anualmente. Tenha um médico de confiança..

V -
Cuide de sua mente. Seja seletivo com o que lê e vê. Reduza o hábito de assistir televisão. Exercite sua criatividade com música e artes em geral. Faça coisas que nunca fez, indo a lugares que nunca foi. Quebre rotinas e experimente o novo..

VI -
Que a sua casa seja um lar. Um lugar acolhedor que o receba ao final de um dia cansativo, oferecendo-lhe conforto, calor à sua alma, repouso e amorosidade. Que seja um ninho para refazer as suas forças. Cuidado: não gaste todas as suas energias para ter uma casa e todos os bens de consumo do mundo moderno. Pode não lhe sobrar nem um minuto para usufruí-la. Tornar uma casa um lar é um aprendizado contra o stress.

VII -
Descubra quem é você. Qual é seu temperamento, quais são suas crenças? Seja coerente com elas. Defenda seu bem-estar. Cultive um respeito saudável por sua individualidade e privacidade.

VIII -
Não seja onipotente. Aprenda com os outros, procure ajuda necessária com amigos, médicos, terapeutas. Ouça e veja, para depois identificar quem são os aliados necessários e aqueles que deve evitar. Não avalie pessoas e situações com preconceito. Às vezes, a resposta de uma situação difícil e estressante está numa atitude ou pensamento inédito.

IX -
Conheça e respeite o outro. Ouça com atenção, buscando compreender o que o outro quer dizer. Ao verbalizar, certifique-se de estar sendo claro e compreensivo com o outro. O outro não é melhor nem pior que você. Ele é diferente, o que torna necessário o esforço de entendimento de ambos os pontos de vista. Aceitar e usufruir as diferenças é sabedoria.

X -
Amor, intimidade e sexualidade. Relações compulsivas, superficiais, narcisistas são como fast-food: costumam ser atraentes, mas não são nutritivas e podem custar muito caro a médio prazo. Cuide para desenvolver intimidade com pessoas com as quais sinta afinidade. Cultive a espontaneidade, sinceridade, amizade, alegria e prazer nas trocas afetivas. Deixe o sentimento fluir: "O amor faz bem ao coração".

XI -
Centre-se e equilibri-se. Todos os dias encontre em tempo para esvaziar-se e estar consigo mesmo (pelo menos um banho prolongado e tranqüilo). Use técnicas auxiliares como meditação, respiração e massagens para relaxamento. Não seja escravo nem de si mesmo. Tenha férias! Contra o stress, o período mínimo de férias é de 21 dias consecutivos. Tenha férias compatíveis com suas condições físicas, psíquicas e financeiras. Lembre-se: programas com muitos estímulos são prazeirosos para quem está vitalizado. Não leve em sua bagagem de férias seu chefe, sua firma, companhias desgastantes, seu computador e outras malas sem alça.

XII -
Tenha fé. Uma situação, qualquer que seja, nunca é apenas boa ou ruim. Haverá sempre custos e benefícios. Quanto mais luz, mais sombra. Nunca se esqueça de que tudo é temporário. é muito importante preservar-se para a próxima etapa. Você é único, o que te faz valioso. Confie em você mesmo e na ajuda cósmica.
Jornal Estado de Minas Acely Gonçalves

ENCHE TEU VASO DE AZEITE E VEM

1Samuel 16.1“Então, disse o Senhor a Samuel:

Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?
Enche o teu vaso de azeite e vem: enviar-te-ei a Jessé, o belemita;
porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei”.

Introdução

Este é um dos capítulos mais interessantes da Bíblia:
a história do rei Davi começa nele.
Também é interessante porque Samuel tinha retornado para sua terra (Ramá, ver: 15.34),
com a resolução de fundar uma escola de profetas (ver 19.20)
e por lá ficar sem envolver-se com nada mais que fosse público.
Mas Deus tinha uma incumbência para Samuel:
envia-lo à Belém para ungir a Davi como rei de Israel.Até então Saul era o rei, que o próprio povo havia estabelecido
– mas agora Deus dizia (ver final do v.1):
“...tenho me provido de um rei”
.Mais tarde o evangelista Lucas registraria o que Deus dissera de Davi: um “homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade” (At 13.22).
Portanto, Samuel partiu para Belém, com a incumbência de ungir a Davi (consagrá-lo rei).
Antes, Samuel deveria encher o seu vaso de azeite
- o óleo seria derramado sobre Davi.
Quando foi derramado, diz v.13:
“Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos;
e, desde aquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apoderou de Davi...”.

Entenda isso: o azeite foi derramado sobre Davi e o Espírito do Senhor se apoderou dele
– isto era uma figura daquilo que Jesus haveria de fazer mais tarde.

No livro de Atos, que conta a História da Igreja, Atos 2:17,
Lucas registrou uma promessa que Jesus fizera:

“E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei
[Jesus usou esta palavra] do meu Espírito sobre toda a carne...
até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão”.
Quando Jesus subiu à glória e mandou o Espírito Santo definitivamente em Pentecostes, Pedro explicou para a multidão:
“Jesus foi levado para sentar-se ao lado direito de Deus, o seu Pai, o qual lhe deu o Espírito Santo, como havia prometido.
E Jesus derramou (Lucas usou a mesma palavra) sobre nós esse Espírito,
conforme vocês estão vendo e ouvindo agora...” (At 2.33).
Em outra passagem do livro de Atos, Lucas tornou a escrever:

“...também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo”.

O propósito de Deus é que todos os crentes sejam cheios do seu Espírito!Então, este é um capítulo interessante porque nos fala do derramar do Espírito Santo sobre toda a carne
(de modo profético);
Interessante também, porque nele vemos Samuel, marcando um período de transição na história de Israel:
foi à Belém, com seu vaso cheio de azeite, ungir a Davi como rei.
Deus também está nos chamando para deixar uma marca em nossa geração!Para isto ocorrer, vamos seguir a orientação de Deus para Samuel:

Primeiro, ENCHE O TEU VASO DE AZEITE
Está aí na metade do v.1: “Enche o teu vaso” – outra versão diz “encha um chifre com azeite”.

O que importa, na verdade, é este “encher” do vaso:
O sentido desta palavra é de “um enchimento completo”.
Quando Saul foi ungido rei, ele foi ungido com um frasco de óleo, escasso e frágil

(NVI 1Sm 10.1: “jarro”).
Mas o que Deus tem preparado é abundante: é para encher um vaso totalmente!
Deus não perguntou o tamanho do vaso...
porque também não importa!Você pode ser um pequeno membro da igreja
(um pequeno membro do corpo de Cristo),
alguém que dizima, oferta e fica no anonimato...
ou pode ser um líder de pequeno grupo, um músico, um ministro...
seja qual for seu tamanho e formato:

VOCÊ É UM VASO a ser cheio!

O que Deus não quer é que vivamos uma vida espiritual medíocre
– por isso: enche o teu vaso de azeite!
Segundo, enche o TEU VASOIsto fala de uma experiência individual.
A bênção do enchimento do Espírito Santo é para todos, mas cuide de encher o seu vaso.
Na primeira igreja da História, um dos membros foi Felipe, um judeu apelidado de
"evangelista"; Filipe ajudava na distribuição de dinheiro às viúvas de Jerusalém (At 6.5).
Porém, era cheio do Espírito.
Amós já era daquele tipo de pessoa humilde, de pouca cultura.
Ganhava a vida como boiadeiro, mas Deus fez dele um profeta!Deus está tratando com você.

Você pode ser muito mais em Deus!Terceiro, enche o teu vaso DE AZEITE.

Azeite no VT é símbolo do Espírito, que veio em definitivo no NT.
Os sacerdotes e reis do passado eram ungidos com azeite para consagrá-los ao serviço de Deus.Semelhantemente, no NT, é o que se passa quando os crentes são ungidos pelo
Espírito Santo:
são consagrados, capacitados com poder para o serviço de Deus.

O nome “Yoshua Hamashia”, que fala de Jesus como o Messias, significa “ungido”.
O nome “Cristo” significa “ungido”.
Tudo quanto Jesus fez era pela unção do Espírito Santo. Jesus mesmo declarou:
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos,
para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor” (Lc 4.18,19).

Ele é um exemplo perfeito para nós:
Cada crente deve encher seu vaso de azeite, isto é, deve ser completamente cheio do Espírito Santo.Ser cheio do Espírito é um mandamento de Deus.
Ef 5.18:
“Enchei-vos do Espírito”; uma outra versão: “sempre estejam sendo cheios do Espírito”.
Não é opção; mas um mandamento de Deus.
Para completar a orientação, Deus disse à Samuel:

VEM E ENVIAR-TE-EI
Encher o vaso de azeite tem um propósito
– a unção tem um propósito.Deus quer usar você, como servo(a)
– Deus usou Samuel para marcar a geração da sua época!É impossível uma pessoa ser cheia do Espírito e ficar escondida.
Em Atos 2, quando mais de 120 pessoas que se reuniam em oração, foram cheias do Espírito Santo, e ganharam as ruas de Jerusalém, a Bíblia diz que
“ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa”.
O texto de At 2.12 diz:
“Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: Que significa isto?”.
Mais adiante (v.16,17) Pedro respondeu:
“...isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne...”.
Você não passará desapercebido se for cheio do Espírito Santo:
o próprio Deus tem interesse em enviá-lo.Atente bem ao que Deus disse a Samuel:
“Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei...”.

VEM e ENVIAR-TE-EI.
Samuel só foi enviado depois de ter enchido o seu vaso de azeite.Sabe:
Os discípulos também só foram enviados depois de serem cheios do Espírito:
Primeiro Jesus lhes disse:
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês [e aí] serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1.8).
A igreja não foi chamada para ficar na retaguarda mas para ir.

Conclusão

Enche teu vaso de azeite e vem – Deus quer enviá-lo para ser bênção!

Pr. Walter Pacheco da Silveira - 15/01/2003

COISAS QUE DEUS QUER QUE TU SAIBAS, JÁ!

Que és um pecador perdido e condenado à morte eterna.
a) - todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23)
b) - o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23)
c) - a alma que pecar morrerá (Ezequiel 18:4)
d) - não há um justo, nem um sequer (Romanos 3:10)

2. Que tu não podes salvar-te a ti mesmo (Romanos 6:23)

a) - só pela graça podeis ser salvos; a salvação é um dom de Deus (Efésios 2:8-9)
b) - Aquele que não conheceu pecado, se fez pecado por amor de nós, para que Nele
fossemos feitos justos e justiça de Deus (II Coríntios 5:21)
c) - Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por Mim
(João 14:6)

3. Que Deus já preparou o caminho da tua salvação

a) - Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito para que todo
aquele que Nele crê não morra, mas tenha a vida eterna (João 3:16)
b) - o sangue de Jesus Cristo o Seu Filho nos purifica de todo o pecado (I João 1:5-2:2)

4. Que tu precisas crer em Jesus Cristo e aceitá-LO como Único Senhor, JÁ.

a) - a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem filhos de Deus, aos que
crêem no Seu Nome (João 1:12)
b) - Jesus é o Único Mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2:5)
c) - porque em nenhum outro há salvação, porque também debaixo dos céus nenhum
outro nome há dado entre os homens pelo qual possamos ser salvos. (Actos 4:12)
d) - crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo (Actos 16:31)

Fazendo discípulos para Jesus

Fazer discípulos é uma ferramenta que a igreja tem jogado fora, e é uma das principais ferramentas da igreja. É a ferramenta que Jesus usava e é ideal para qualquer época e local.
Fazer discípulos é moldar um caráter a semelhança, e nesse caso vamos escrever a respeito de se moldar um caráter semelhante ao de Jesus. Chamamos isso de discipulado.

Mas o que acontece em nossas Igrejas, será que há discipulado, nós fazemos discípulos?
Não se faz discípulos! Essa é a nossa realidade, eis o porque de tantos fracos na fé ou desviados do evangelho, pois não se aprofundaram em conhecer a Cristo, o que falar daqueles que estão afastados do Pai, mas ao mesmo tempo dentro da casa do Pai, como o caso que a palavra nos relata do filho mais velho na parábola do filho pródigo em Lucas 15.11-32.

Uma grande falha que encontramos na Igreja é a centralização de poder. Toda tarefa geralmente fica concentrada em uma pessoa ou alguns lideres, a nossa igreja, a igreja evangélica de hoje provem da reforma do século XVI, mas ainda trás costumes do Império Romano, o poder patriarcal ou papal infelizmente ainda tem imperado em nossas comunidades, o clero não morreu na reforma!
Com essa centralização de poder, quando Satanás quer atacar a obra do Senhor, ele obviamente delega um certo número X de demônios para prejudicar essa liderança colocando toda sorte de lutas sobre eles. Qual é o resultado?

Pense.
Agora eu te pergunto, qual é a solução? A solução é Bíblica, é o discipulado de Jesus. Como Jesus fez com os seus discípulos? Ele descentralizou poderes.
O que é isso? Descentralizar poder é dividir cargas, assim esse número X de demônios ordenados por Satanás para atacar uma liderança ou um líder que talvez se ache um ´´Super Crente’’ não precisando assim dividir cargas com ninguém, vão ter que se dividir para atender a demanda de Satanás.
Trabalhemos em equipe, façamos discípulos como fez o rei Davi. Ele teve 400 discípulos aos quais treinou na caverna de Adulão, estes o defenderam por toda sua vida, tanto que podemos ler em II Samuel 21.15-22 que os homens de Davi mataram quatro gigantes, esses os que restaram do dia em que Davi matou Golias, e observemos o verso 22 que diz ´´...e caíram pela mão de Davi...’’ Mas eu te pergunto, quem matou?

´´O que o seu discípulo faz, é como se você o fizesse’’Pr. Joel
Fazer discípulos é uma ferramenta que a igreja tem jogado fora, e é uma das principais ferramentas da igreja. É a ferramenta que Jesus usava e é ideal para qualquer época e local, é a estratégia certa que Deus nos deu e estamos jogando fora.
´´Uma boa estratégia diminui esforços’’ Pr. Joel
Um exemplo dessa frase em pratica é Davi, ao ter que lutar com Golias qual ferramenta ele usou? Cinco pedras que pegou no riacho e com um detalhe, dentro do riacho, porque?
Essas eram pedras que num processo de tempo foram lapidadas, elas rolaram das montanhas perdendo assim suas pontas ao se esbarrarem nas rochas, assim foram ficando redondas e sem pontas, e o tempo que permaneceram dentro do riacho colaborou para que com a água elas ficassem mais lisinhas e trabalhadas.
´´Use a ferramenta certa e diminua esforços’’
Se você tentar afrouxar um parafuso com uma faca, até vai conseguir afrouxar um ou alguns, mas após alguns parafusos você estará cansado, com a faca torta e os dedos doendo, talves até machuque a mão. Que tal se você pegasse uma chave de fenda! As vazes os pastores ou lideres de departamentos correm pra lá e pra cá, para fazer algo que mude a história de sua igreja e nada de acontece, a igreja não cresce, continua igual, talves uns se acrescentem, mas é muito trabalho pra pouco crescimento!


O que fazer?
Você não precisa fazer muito, só faça a coisa certa, ai você terá mais tempo com Deus, não entre em ativismo. A centralização de poder tem causado ativismo na vida de nossos lideres que acabam por se dedicar mais a obra de Deus do que ao Deus da obra.
As pessoas, discípulos, são a ferramenta para o reino de Deus, Mateus 13.38. mas para ser discípulo é preciso ser discipulado, ninguém ensina sem ser ensinado, ser discipulado é passar por um processo de perder as pontas, lembra da história das pedras de Davi. Deus quer nos moldar e nos usar uns aos outros nesse processo.
Usando a ferramenta certa e com uma boa estratégia, poderemos derrubar os principados e conquistar uma cidade, um pais e as nações...

Relacionamento no Dicipulado

TEXTO:
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”
(João 13:35)

VERDADE CENTRAL:
não há discipulado sem relacionamento.
Discipulado vem de disciplina a outrem, ou seja, trazer a pessoa para moldar o caráter em um nível de saúde e de resposta eficaz.

INTRODUÇÃO:
a palavra-chave no relacionamento é discipulado.
Você precisa saber o que é discipulado.
Discipulado é traduzido em relacionamento.
Discipulado é dar para receber.
Discipulado não é discurso.
Se você está no discurso, você está gastando a palavra discipulado.
Não faça isso com a Visão e com os seus discípulos.
A Visão Celular é uma Visão de relacionamento, de ganhar, consolidar, discipular e enviar.
Quem não se submete é porque tem rebelião.
Os rebeldes não se interessam pela Visão.
Costumo dizer que escorpião não muda de natureza, na hora certa, pica e assim é a pessoa, quando não muda: a sua natureza causa danos em qualquer lugar. Porém, quando muda de natureza, aonde for, frutifica.
Trabalharemos juntos para melhorar o conceito de discipulado e levar o nosso povo ao compromisso com resposta.
Vamos restaurar a linguagem do discipulado, não permitindo que seja usada fora do contexto, para que, quando as pessoas disserem que estão sendo discipuladas, possam dessa forma expressar-se corretamente, ou pelo menos, da forma mais apropriada do significado real da palavra, segundo o modelo de Jesus.

1. Discipulado é intimidade
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade;” (Jo 1:14)
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.”
(Jo 14:16)Precisamos voltar aos princípios bíblicos do Senhor, pois eles são eternos. Jesus está trazendo a Sua Igreja ao discipulado novamente.
Ao vir a Terra e nos salvar, Ele morreu, ressuscitou e decidiu morar dentro de nós.
Quer discipulado melhor do que esse? Não existe!Jesus habita dentro de nós.
Este é um ato que nos consolida diariamente.
O discipulado de Jesus é: fazer morada.
Esse é o discipulado do Mestre gerar intimidade de morada, conhecer a nossa morada e Se fazer conhecido por nós.Conheça a morada do seu discípulo.
Não crie argumentos dizendo que o seu discipulador não sabe onde você mora.
Conheça você a morada do seu discípulo. Faça melhor que o seu discipulador terreno, porque o Discipulador maior, Jesus, mora dentro de você.
Ele é o seu referencial.

2. Discipulado é abrir portas“Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes:
Que buscais? Disseram-lhe eles: rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde pousas? Respondeu-lhes:
Vinde, e vereis.
Foram, pois, e viram onde pousava; e passaram o dia com ele; era cerca da hora décima.”
(Jo 1:38-39)Faça o seu papel de discipulador. Sente-se à mesa com seus discípulos.
Discipulado é abrir as portas para relacionamento.
Se as pessoas não conhecem a sua casa porque você fecha a porta, significa que há coisas na sua vida que elas não podem saber.
Então, você não pode fazer discípulos.
Quem não se relaciona não pode fazer discípulo.
Não queime a palavra discipulado.
Use-a discipulando.
A palavra discipulado não é para ser usada só na fala, mas na prática.
Os discípulos precisam se sentir amados.

3. Discipulado é frutificar
“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (Jo 15:8)
No Salmo 1 a Palavra diz que o justo é como árvore frutífera que dá o fruto na estação própria, cujas folhas não murcham.
As folhas são as células (Ap 2:2).
A árvore busca água no rio através da raiz, mas para isso não muda de ambiente.
Assim você e os seus discípulos precisam ser.
Vocês precisam ir buscar água onde ela estiver, mas sem sair do lugar
no qual você está plantado e ali
FRUTIFICAR.

Essa é a visão do discipulado: frutificar onde se está plantado, gerando relacionamento, sem gastar a palavra discipulado de forma desnecessária.

4. Discipulado é prática“Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai,
e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (Jo 13:1)
Se o discipulador é coerente, ele sempre consolida o ministério do discípulo através de reuniões, macro-células, gabinetes etc.
Discipulado é prática e todo líder que investe nos seus discípulos alcança
um discipulado com resposta, pois todo discipulado trabalha por uma resposta.
Em todo o ministério de Jesus, vemos o Mestre
andando junto com os seus discípulos, ensinando-os e comissionando-os.
Ele os amou e investiu na vida deles.
O lugar que amamos é o lugar no qual sentimos prazer de ficar.
Faça com que seus discípulos sintam-se amados.
Gere relacionamento com eles cumprindo cada um dos passos acima.
E chegará um momento no qual o relacionamento no discipulado tornar-se-á
um estilo de vida para você e para os seus discípulos.
Você é um discipulador de excelência e um consolidador de êxito.

domingo, 13 de julho de 2008

Aprendendo com os gansos!

LIÇÃO DOS GANSOS
——————————————————————————–
PARA PENSAR: QUALIDADE

Quando você vê gansos voando em formação “V”, você pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma.

Veja a seguir algumas descobertas interessantes feitas pelos cientistas:

FATO: À medida que cada ave bate suas asas, ela cria um “vácuo” que serve de sustentação para a ave seguinte.
Voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar com pelo menos 71% a mais de aproveitamento, do que se cada ave voasse isoladamente.

VERDADE: Pessoas que compartilham um objetivo comum, com um sentido de equipe, chegam ao seu destino mais depressa e mais facilmente do que se o fizessem sozinhas, porque elas se apoiam na confiança e na solidariedade uma das outras.

FATO: Sempre que um dos gansos sai fora de formação, ela repentinamente sente a resistência do ar e o atrito ao tentar voar só, e rapidamente retorna à formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente a sua frente.

VERDADE: Existe mais força, segurança e coesão em grupo, quando pessoas que vão na mesma direção, compartilham seu objetivo comum, do que quando atuam isoladamente.

FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação enquanto que a ave imediatamente atrás de si assume a liderança, num perfeito revezamento.

VERDADE: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo, e mesmo os líderes deve revezar.
FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente e manterem o ritmo e a velocidade.
VERDADE: Cada um dos que trabalham na equipe, necessita ser reforçado com apoio ativo e encorajamento, para que o ritmo do trabalho não seja quebrado, atingindo-se o objetivo comum mais rapidamente, onde todos saem ganhando.

FATO: Quando um adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger.
Eles o acompanham até a solução do problema e então reiniciam a jornada, os três, ou se juntam a outra formação, até que encontrem seu grupo original.

VERDADE: Precisamos ser solidários, não só nas palavras, mas principalmente nos atos.
Assim vamos procurar nos lembrar mais freqüentemente de dar um
“grasnado” de encorajamento e nos apoiar uns nos outros com amizade

Vd foi edificado por esta mensagem? Faça o comentátio.

sábado, 12 de julho de 2008

Aprendendo com as corças!

Uma corça sedenta e exausta caminha pelo deserto.
Logo, o animal avista a imagem de um lençol d’água sobre a areia.
Começa a correr desesperada ao encontro da única substância que pode matar sua sede.

A corça é um animal
de pequena estatura, arisco e de costume migratório.
E uma característica interessante:
a corça não suporta o confinamento.
É um animal dotado de olfato privilegiado que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância.
É capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água. Em regiões desérticas da África e do Oriente Médio,
empresas construíram quilômetros de aquedutos sob a superfície terrestre.
E as corças sedentas, ao pressentirem a água jorrando pelo interior dos dutos, correm por cima das tubulações na tentativa de encontrarem a nascente, ou então um possível local por onde essas águas pudessem ser alcançadas.

Certo poeta descreveu essa cena da corça farejando água, sob a areia do deserto, do seguinte modo:
“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, ... “ (Salmos 42:1-2).
Note que nesta passagem, Davi faz uma comparação.
A sede dele pelo Senhor era comparada ao anseio de uma corça pelas águas.
Em se tratando de um homem “segundo o coração o de Deus”,
creio que esta comparação pode servir de parâmetro para nossa própria busca.

Mas enfim, como é que a corça suspira e anseia pelas águas?
É com desespero.
Gritando, correndo, buscando, farejando.
Com sede.
Com olfato privilegiado para localizar a fonte certa.
Continuamente, todos os dias.
Não se permitindo acomodar e fugindo do confinamento.
E nós?
Estamos desesperados por Deus?
Temos sede de sua presença?
Temos corrido, buscado e nos desesperado por mais dEle em nossas vidas?
Temos buscado na fonte certa, diariamente?
Ou temos nos contentado com a mediocridade do nosso "confinamento"?

Cada um de nós pode ter seu próprio “confinamento”.
Coisas que nos prendem e nos impedem de sair em busca da água fresca que tanto precisamos. Podem ser pessoas, situações ou até mesmo “pequenos reinos”
que construímos para nós mesmos (“meu emprego”, “meu ministério”, “meu evento”, etc).
Precisamos, como a corça, sair e correr.
Precisamos de olfato aguçado para ir na fonte certa, que é Cristo.
E lembremos das palavras do Mestre: “quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida." (Apocalipse 22:17).

Que o Senhor Deus tenha misericórdia de nós e nos guie.

Aprendendo com as águias

De todas as aves, a que mais amo e admiro é a águia.
Ela é usada como símbolo dos que confiam em Deus.
Representa coragem e resistência.
Acredito que, se balizássemos nossas vidas pelos princípios instintivos das águias, seríamos muito mais fortes, determinados, corajosos, confiantes, criativos.
Experimentaríamos abundantemente a paz, o equilíbrio e a genuína liberdade de ser e estar no mundo.
Aprendi a amar e admirar a rainha das aves depois das valiosas informações que obtive sobre sua trajetória de vida:

1ª - Quando seu filhote ainda mal consegue voar, a águia destrói o ninho com o propósito de impedir que sua cria volte à comodidade.
Leva-o às alturas e de lá o atira no abismo da atmosfera a fim de despertar nele a poderosa força de rei das aves.
E nós, humanos, o que fazemos com nossos filhos?
Também os preparamos para serem independentes e atuarem com coragem e determinação no mundo?

2ª - A águia é filha do sol. Desde pequena, aprendeu a sorvê-lo pelos olhos.
Para ensinar essa lição, a mãe-águia segura o filhote em direção ao sol.
Acostuma seus olhos ao resplendor solar.
É por isso que as águias, desde pequenas, têm os olhos da cor do astro rei.
E nós, humanos, o que fazemos com nossos filhos?
Também, desde a mais tenra idade, ensinamo-los a sorverem a intensa luz do amor e da ternura, do apreço e da gratidão, da justiça e da solidariedade, da fé e da determinação, da humildade e da flexibilidade, da confiança, da alegria e da paz de espírito, da contribuição?

3ª - O urubu (como a águia) domina as alturas. Porém ela é infinitamente superior.
Jamais se contenta com uma alimentação fácil.
É das alturas que observa sua ágil e saudável presa.
De lá se lança velozmente, empreendendo-lhe a perseguição.
Após capturá-la, abate-a e alimenta-se das melhores partes, deixando os restos para os urubus. E nós, humanos, buscamos uma alimentação mais saudável ou preferimos a comodidade dos alimentos prontos, repletos de produtos químicos?

4ª - O que faz a águia diante da tempestade? Onde ela se abriga?
Ela não se abriga.
Abre suas possantes asas, que podem voar a uma velocidade de 90km/h, e enfrenta a tempestade. Depois de superá-la, voa tranquila, acima da turbulência das nuvens.
Ela sabe que as nuvens escuras, a tempestade e os choques elétricos podem ter uma extensão de trinta a cinqüenta metros, mas lá em cima brilha o sol.
E nós, humanos, o que fazemos diante das tempestades da vida?
Escondemo-nos em ostracismo ou as enfrentamos com coragem e confiança - certos de que, após as dificuldades, conquistaremos a vitória?

5ª - Finalmente, a águia também morre.
No entanto, jamais encontraremos seus restos mortais em qualquer lugar. Sabe por quê? Porque, quando ela sente que chegou a hora de partir não se lamenta nem fica com medo.
A águia procura o pico mais alto, tira as últimas forças de seu cansado corpo e voa para as montanhas inatingíveis.
Aí espera resignadamente o momento final.
Até para morrer ela é extraordinária.
E nós, humanos, como agimos diante do inevitável?
Revoltamo-nos ou aceitamos partir, deixando para o mundo doces lembranças de alguém que ocupou responsavelmente este tempo e espaço no universo;
alguém que fez a diferença; alguém que nasceu e viveu intensamente, e não apenas existiu?
Todos nós trazemos em nossa essência uma águia adormecida.
Despertemo-la, enquanto há tempo.

CARNAVAL

O Carnaval é uma festa popular que eletriza praticamente toda a população do Brasil inteiro e atrai milhares de estrangeiros.
Em todas as suas modalidades, nas ruas, em clubes, nos desfiles grandiosos, com improvisações da pobreza ou com a exibição do fausto dos ricos, o Carnaval é celebrado durante quatro dias.
A vida normal pára.
A orgia desenfreada toma conta das massas de norte a sul e de leste a oeste do país.
Hoje, em vez de quatro dias de orgia, essa festa pagã já se lança nos movimentos chamados pré carnaval, em vários lugares do país, que duram vários dias.
A impressão que se tem é que a sedução do carnaval leva multidões a desejarem que a vida fosse sempre e somente carnaval.

O que podemos fazer, como povo de Deus, para que sejamos resguardados dos perigos que nos rondam todos os anos, quando se instala o "reinado de Momo"? Precisamos ter o cuidado de evitarmos as ilusões e a sedução do carnaval.

O Carnaval é tido como festa folclórica, mas tem fundamentos religiosos do paganismo romano. Esse paganismo foi incorporado ao ramo do cristianismo que se desviou da Palavra de Deus e dos costumes santificados, e passou a fazer parte do nosso calendário .

Há várias explicações para a origem dessa festa. Uma delas é que o Carnaval (que significa “adeus carne”) seja a festa sucessora das antigas festas romanas como as lupercais e as bacanais, que eram festas imorais dedicadas a deuses romanos.

A característica principal dessa festa é a permissividade. O próprio nome "adeus carne" parece significar uma despedida de todas as limitações morais, para que a carne se libere e se perca na orgia. A despeito da suntuosidade e esmerada organização dos desfiles alegóricos, da arte que exibem os carros e as fantasias, o que realmente impera é a permissívidade, o descontrole moral, a liberação dos instintos para a prática da libidinagem desenfreada. Não é isto que revela a própria propaganda que os poderes governamentais e algumas instituições desenvolvem intensamente quando se aproxima o carnaval, sobre o uso de preservativos para evitar a AIDS? A sociedade organizada reconhece que o Carnaval é a festa da total liberação de todas as inibições do ser humano para a prática da imoralidade sexual.

Os efeitos do carnaval são devastadores. Cada período carnavalesco deixa um saldo enorme de violência com pancadarias, assassinatos, estupros, acidentes, lares desfeitos, e mortes por uso de drogas. Algumas consequências do carnaval são imediatas, como as que mencionamos. Outras são permanentes e invisíveis* que são os declínios de todos os padrões morais, de todos os valores da sociedade. Cada período de carnaval empurra os costumes, a pureza, a honestidade, para baixo. A cada ano que passa, multiplica-se a iniquidade sob suas diversificadas formas, e um dos responsáveis por esse declínio é o afrouxamento oficial do pudor durante cada período carnavalesco.

As igrejas de Cristo e as famílias cristãs são as ilhas do bem e da virtude no meio da loucura desenfreada do carnaval. Nós somos a luz do mundo e o sal da terra, e não podemos nos esquecer disso. Quando Jesus disse "Brilhe a vossa luz", não isentou o carnaval. Nossa luz tem que brilhar em todos os dias, em todos os momentos, em todas as épocas e em todas as circunstâncias. Portanto, nossa luz precisa brilhar também no Carnaval. Ao dizer isto, nós não estamos sugerindo sair para as ruas, nos misturarmos com os foliões para cantar hinos e pregar a Palavra. Não dá bom resultado. O natural é que nesses dias as famílias e as igrejas se retraiam, para evitar o desconforto e os perigos próprios do comportamento coletivo orgíaco. E natural que as igrejas programem para esses dias retiros espirituais para aproveitar o tempo para um santificado lazer, para promover estudos bíblicos e para desfrutar de comunhão uns com os outros. A maneira de fazermos nossa luz brilhar é não participarmos, nem mesmo sob a alegação de que apenas estamos apreciando.

Durante o Carnaval, atuam muitos fatores que exercem tremenda influência para a prática do mal. Entre eles, podemos citar a ilusão e a sedução.
As fantasias bonitas, o colorido das sedas, o brilho das lantejoulas, o ritmo alegre e alucinatório produzem na mente de milhares e milhares de pessoas o domínio das ilusões.

E, vendo essas coisas, e a alegria, e as cores, e a possibilidade de entrega a prazeres carnais, as pessoas se deixam seduzir e uma pessoa seduzida é uma pessoa escravizada- Lembremo-nos de que a arma do inimigo de Deus desde o início da criação, no Édem, é a sedução.

Como evitar o perigo da sedução?

Vamos citar duas passagens bíblicas que nos ensinam o remédio contra a sedução.
A primeira está em Provérbios 23:31:"Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente ".
Se alguém quer evitar a sedução da bebida, o melhor e nem olhar; a segunda passagem está em Primeira Epistola de João 2.15 e 16:
"Não ameis o mundo nem o que há no mundo (....) porque tudo o que há no mmdo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não é do Pai, mas do mundo ".
Se uma pessoa tiver simpatia, ou desejar, ou deixar-se envolver pelas emoções a respeito de alguma coisa do mundo, será, fatalmente, seduzida.

Oremos muito durante esses dias; leiamos muito a Palavra de Deus;

busquemos o aconchego do lar, da família e da igreja nesses dias.
Procuremos andar em Espírito.
Quem anda em Espírito não satisfaz a concupiscência da carne.
É preciso que tenhamos um cuidado todo especial com o uso da televisão.
Nossos lares estão abertos a todo tipo de comportamento, e as prioridades dos canais de televisão, nesses dias, são quase sempre incompatíveis com nossos ideais de santificação e consagração à causa de Deus.

Se o Espírito Santo de Deus nos der oportunidade de testemunhar de Jesus a alguma pessoa que esteja seduzida pelo carnaval, não a deixemos passar.
Falemos de Cristo e seu sacrifício na cruz do Calvário para nos perdoar, justificar e salvar. E sobre a verdadeira alegria que há na vida cristã.
Amém.

O que estou fazendo neste mundo, afinal?

-3 GRANDES QUESTÕES DA VIDAI)

QUESTÃO DA EXISTÊNCIA:

Por que estou VIVO ?
“Por que saí do ventre materno?
Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?”
– Jeremias 20.18 (NVI)
“O Senhor faz tudo com um propósito” – Provérbios 16.4a
“Muito antes de estabelecer as fundações da terra, Deus nos tinha em mente, tendo nos escolhido como foco de seu amor”. – Efésios 1.4
A resposta da Palavra de Deus: Deus me criou por AMOR.

QUESTÃO DE SIGNIFICAÇÃO:

Eu tenho VALOR
“Tenho me afadigado sem qualquer propósito; tenho gasto minha força em vão e para nada”. Isaías 49.4a (NVI)
“Eu sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu”
- Isaías 44.2 (NTLH)
“todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. – Salmo 139.16 (NVI)
“Mas os planos do Senhor permanecem para sempre; os propósitos do seu coração por todas as gerações”. – Salmo 33.11
A resposta da Palavra de Deus: Deus criou você para viver para SEMPRE
“Deixem a confusão empobrecida e vivam ! Andem pelo caminho da vida com significado”. Provérbios 9.6 (Msg).

QUESTÃO DE INTENÇÃO:

Qual é o meu PROPÓSITO
“Terás criado em vão todos os homens? “ – Salmo 89.47 (NVI)“se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas”. – Provérbios 9.10b (NTLH)
A resposta da Palavra de Deus:
Eu conheço o meu propósito

QUANDO CONHEÇO A DEUS
“pois todas as coisas, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... tudo começou com ele e encontra nele seu propósito”. – Colossenses 1.16
“é em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida.
Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças....
ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos”.
– Efésios 1.11(Msg)“pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça. – Atos 10.35 (NTLH)
“Sabemos que, quando for destruída esta barraca em que vivemos, que é o nosso corpo aqui na terra, Deus nos dará, para morarmos nela, uma casa no céu.

Essa casa não foi deita por mãos humanas; foi Deus quem a fez e ela durará para sempre”.
– 2 Coríntios 5.1 (NTLH)
www.ejesus.com.br

Os dois cântaros

Um moço religioso que vivia entre os monges do deserto sentia-se pouco inteligente e incapaz de guardar os ensinamentos recebidos.
Entristecido, procurou um velho sábio e lhe disse:
"Apesar dos esforços constantes que faço, não chego a conservar na memória durante muito tempo, as instruções que recebo.
Vão, também, para o esquecimento os trechos mais belos que leio, diariamente, no evangelho."
O sábio que o escutava com paciência e bondade pegou dois cântaros e falou ao jovem:
"meu filho, toma um daqueles cântaros, coloca um pouco d'água, e depois lava-o cuidadosamente. Enxuga-o com o teu próprio hábito e devolve-o ao lugar onde estava."
Obediente, o moço fez exatamente o que lhe determinou o sábio.
Concluída a tarefa, o ancião perguntou-lhe qual dos dois cântaros estava mais limpo e claro.
O rapaz tomou nas mãos o cântaro que acabara de secar e respondeu:
"este, por certo, está mais limpo. Lavei-o com muito cuidado."
- disse sorrindo.
O sábio, então, retorquiu: "repara bem"
- apontando para o cântaro limpo,
"ele difere muito daquele outro que não foi lavado por você e que continua sujo e empoeirado".
"Porém, embora inegavelmente limpo, esse cântaro não retém mais vestígio algum da água que o purificou".

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Preocupado(a) porquê?



Veja um pouco do q a palavra de Deus diz p/ vc.
(Mateus 21:22)
– E, td o q pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
(Salmos 50:15)
– E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
(Isaías 41:13)
– Pq eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo:
Não temas, eu te ajudo.
(Mateus 11:28)
– Vinde a mim, tds os q estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
(I Pedro 5:7)
– Lançando sobre ele td a vossa ansiedade, pq ele tem cuidado de vós.
(Apocalipse 3:20)
– Eis q estou à porta, e bato;
se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta,
entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

são palavras do Senhor Jesus Cristo
Leia a Bíblia e descubra os tesouros que Deus têm guardado p/ vc.

Graça e paz!



Quantas vezes fazemos planos e dá tudo errado.
Só os planos de Deus são de paz
e são sempre perfeitos!
sabe pq?
Por que a vontade de Deus é boa ,
perfeita e agradável. Rm 12:2
Lembre-se que nós apenas enxergamos um palmo a nossa frente
e Deus vê muuuuuuuuuuuito além!!!
Confie em todos seus planos,
que revelam o seu imenso amor e nos faz trilhar
em caminhos de vitória
"O Senhor te guiará continuamante,
e te fartará até em lugares áridos,
e fortificará os teus osso;
seráscomo um jardim regado e como ummanancial,
cujas águas nuncafalham." (Is.58:11)
•Eu pedi forças,e Deus me deu dificuldades para me tornar forte;
•Eu pedi sabedoria,e Deus me deus problemas para resolver;
•Eu pedi prosperidade e Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar;
•Eu pedi coragem e Deus me deu pessoas com problemas para serem ajudadas;

BOA TARDE

Semeie flores...
colherá o perfume.
Semeie o carinho...
colherá a amizade.
Semeie sorrisos...
colherá a alegria.
Semeie a verdade...
colherá a confiança.
Semeie a vida...
colherá milagres.
Semeie a fé...
colherá a certeza.
Semeie o amor...
colherá a felicidade!
"Ծ Sєηhσr é qµєм vαi αđiαηтєđє тi: єlє sєrά cσηтigσ, ηãσтє đєixαrά, ηєм тє đєsαмþαrαrά;ηãσ тємαs, ηєм тє αтємσrizєs".(Dєт. 31:8)

Vida

“Deus costuma usar a solidão para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamoscompreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer nos mostrara importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quernos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo, para nos ensinara andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer nos mostrar a importância da vida“.

Nostardamus ( estou apenas repassando)

Que homenzinho sábio o Nostradamus...
Em cima da pinta...kkkkk Bjs.
Em suas Centúrias Nostradamus escreveu com tanta exatidão que nos faz acreditar que conhecia o Lula.
Veja alguns trechos: ....'e próximo do terceiro milênio uma besta (seria o Lula????)
barbuda (céus, é ele!!!) descerá triunfante sobre um condado do hemisfério Sul (Brasil???); espalhando desgraça e a miséria ' (acho que se trata da reforma da previdência ou a corrupção institucionalizada ou ainda o mensalão). '...
Será reconhecido por não possuir seus membros superiores totalmente completos.'
(epa!!! Cadê o dedinho?) '...
Trará com ele uma horda (faz sentido...Palocci, Zé Dirceu, Dulci, Genoíno e Cia Ltda) que dominará e exterminará as aves bicudas
( já tô ficando assustado... PSDB = Tucanos = ave bicuda!!!);
e implantará a barbárie por muitas datas (REELEIÇÃO???) sobre um povo tolo e leviano.'

O Senhor te abençoe!



Por maior que seja o seu problema, por maior que seja a sua assolaçao,
a sua luta ou a sua dor,
por mais adversa que seja a sua situaçao,
veja uma luz no final do tunel!
Veja o plano de Deus para a sua vida.
Ele quer lhe colocar em lugares altos,
lhe dar dupla honra no lugar da vergonha e lhe fazer triunfar
sobre aqueles que lhe perseguem!
Entao descanse!
Pois o Senhor esta conosco em todos os momentos!!!

Meditação

Quanto mais nos tornamos intimos de Deus, mais nos tornamos pessoas simples e descomplicadas.
Parece que por natureza gostamos de coisas complicadas, e nos agitamos de um lado para o outro atras de respostas, e muitas vezes, nos enveredamos por caminhos tortuosos.
Mas temos um Deus que cuida de nos em todos os momentos.e nos faz conhecer a vossa estrada! Poristo Deus e sempre fiel em nossas vidas.

Estar debaixo da benção de Deus,

não é estar livre de lutas e dificuldades, mas é ter a certeza que alguém luta por ti...
Não é ter muito, mas é ver Deus multiplicar o pouco que se têm... é plantar com a certeza da colheita... é chorar com a certeza do consolo...
Estar debaixo da benção de Deus e saber que onde entrares , Deus entra com você..
Quando estiveres aflito, Deus vem te socorrer;
Quando se levantarem contra ti, Deus vem te defender... Quando sonhar Deus vem cumprir... É pedir e receber, lutar e vencer, plantar e colher...Somente confie!!!Sem nunca desanimar!!! ACREDITE!VOCÊ ESTÁ DEBAIXO DA BENÇÃO DE DEUS...

O Amor

O amor deve estar presente em todas as atividades realizadas pelo ser humano, desde as mais simples como as pequenas tarefas caseiras, até as mais complexas; seja em nosso estudo, trabalho, atividade de lazer e principalmente no trabalho de caridade.
Como nós mortais necessitamos dele!
O homem, por mais rude que seja, sempre quer ser amado.
É um sentimento inerente ao ser humano, não importando em que grau de desenvolvimento se encontre.
Todos nós queremos ser amados, porém, para muitos, é difícil expressar este sentimento ou até mesmo colocá-lo em seu coração.

Margarida...



Onde tem margaridas eu lembro de vc A Margarida

"Sou uma margarida num campo de margaridas", pensava a flor.

"No meio das outras, é impossível notar minha beleza".

Um anjo escutou o que ela pensava, e comentou: as você é tão bonita!

- Eu sei, mas quero ser única!

Para não ouvir reclamações, o anjo a transportou até a praça de uma cidade.

Dias depois, o prefeito foi até lá com um jardineiro, para reformar o local.

- Aqui não tem nada que interessa.

Revirem a terra e plantem gerânios.

- Um minuto! - gritou a margarida.

- Assim vocês vão me matar!

O Prefeito então respondeu:

- Se existissem outras como você, poderíamos fazer uma bela decoração, respondeu o prefeito. Mas é impossível encontrar margaridas nas redondezas, e você, sozinha, não faz um jardim.
Logo em seguida arrancou a flor.
***Às vezes queremos ser exclusivos, unicos e na verdade o conjunto sempre é melhor, afinal quando nos unimos vencemos o nosso proprio ego.

Que sejamos sempre margaridinhas unidas.

Use o sorriso...

Use o sorriso...... para desarmar a tristeza,... encarar de frente os problemas e solucioná-los... lutar mesmo que pareça impossível... crer que inicia um novo dia,... que tudo dará certo.Use a Paz...... para combater a ira,... manter-se calmo, ... respirar fundo,... seguir o coração e a razão ponderadamente,...fazendo assim o equilíbrio de seu dia.Use o perdão...... para suportar as ingratidões,... as ofensas, ... as perdas,... possíveis e aparentes derrotas.Use o Amor...... para enfrentar a vida. ... para encontrar sua paz,... para sentir-se amado, ... para sorrir facilmente,... para viver com sorriso, ... para ter paz,... para perdoar e ser perdoado,... para amar e ser amado.......para encontrar.... muito mais.....é só seguir JESUS CRISTO

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Louvor e Adoração!

Pessoas despreparadas podem participar de uma equipe de Louvor?



Em muitos e muitos lugares pessoas têm carregado esta dúvida em seus corações:
"Pode uma pessoa despreparada musicalmente subir no palco para tocar ou cantar, mesmo estando com a motivação de louvar a Deus?".
Bem, este é realmente um assunto delicado já que não é difícil encontrar pessoas nesta situação.

Com certeza, cada igreja deve saber selecionar bem os seus músicos e cantores.
Este trabalho deve ser dado obrigatoriamente a uma pessoa apta, com talento musical
( ou como costumamos dizer, pessoa que tem ouvido ou estudo musical!).

Assim era feito dentro do povo de Israel.
Pessoas com talento musical eram as escolhidas para louvar, ou nas palavras da própria Bíblia, os que eram entendidos nisto (música).
Tudo era realmente organizado. (I Cr 15.22)
Podemos perceber também, através das Escrituras, que as pessoas mais estudadas em música eram as prioridades.
As pessoas que mais sabiam tocar eram as primeiras a serem escolhidas.

Um exemplo disto é a história onde o Rei Saul era atormentado por um espírito maligno.

A primeira coisa que ele fez foi pedir uma pessoa que soubesse tocar bem.
Um dos seus servos respondeu:
"Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem...".
Esta pessoa era Davi, que por sinal era um ótimo músico.
(I Sm 17.18)
Não há dúvidas que Deus merece o melhor que temos.
Apesar disto, um grande erro vem acontecendo nas igrejas.
Muitas desculpas esfarrapadas são inventadas para amenizar os problemas que uma pessoa despreparada pode causar em uma equipe musical.

Muitos líderes e pastores tentam consertar o erro dizendo:

"Não há outra pessoa para fazer"
"Ele é o melhor que nós temos"
"O conjunto tem que estar completo"

A partir daí colocam qualquer pessoa que tenha vontade de louvar.
É importante sabermos que a maioria das pessoas de qualquer igreja gostaria de subir para cantar, por diversas razões, mas não têm o dom musical.

Muitos se preocupam somente em formar uma equipe completa, sem pensar na vida espiritual dos integrantes.
Há uma frase de grande valor que conhecemos hoje no ministério de louvor:
"Deus não quer número de instrumentistas, e sim, obediência!".
Como eu sempre digo:
"Deus não quer quantidade, mas sim qualidade, tanto espiritual como musical!".
Reconheço que às vezes é difícil dizer não e é duro ter explicar a razão de a pessoa não poder ministrar, mas se isto não acontecer as conseqüências podem ser desastrosas.

Outro erro que vemos por aí é colocar uma pessoa na equipe de louvor porque ela tem ou comprou um bom instrumento.
Muitas vezes a pessoa nem foi chamada para esta obra, mas sobe no altar para ministrar pela razão de possuir um bom instrumento.
É igual a time de fundo de quintal. Se o Joãozinho traz a bola ele joga, não importa se joga bem o mal!!!
O importante é que ele trouxe a bola.
Meus queridos irmãos, vamos ter um pouco de sabedoria ao escolher os
nossos músicos e cantores.

Não é errado querer formar uma equipe de louvor completa, pelo contrário, isto irá engrandecer a Deus, mas não podemos fazer isto com ansiedade e muitas vezes sem pensar nas conseqüências.
Se sua equipe está desfalcada, mantenha a calma e não se desespere.
Se você deseja mais músicos para a sua igreja, PEÇA A DEUS, e Ele será fiel contigo.
Ele enviará as pessoas certas para a sua equipe, mas tudo no seu devido tempo.

Um abração em Cristo Jesus
Se você foi abençoado por este estudo, , um comentário.

Ainda há Esperança!

Na cultura brasileira existe um dito popular, que diz que :

"A esperança é a última que morre".

Na verdade este dito contraria o princípio bíblico de I Corintios 13:13,
que nos diz que a esperança não morre, mas permanece para sempre.

É bem verdade que muitas vezes passamos por situações para as quais parece não haver mais esperança... situações onde nos encontramos num beco sem saída".

Nessas horas de tribulação, de provação e até mesmo de angústia e desespero,
as circunstâncias parecem ser maiores que nós, e sentimo-nos derrotados, fracassados,
impotentes e sem esperança.

Foi assim com Jairo, quando recebeu a notícia de que era tarde demais, sua única filha havia morrido, e já não valia a pena Jesus ir até ela (Marcos 5:35).

Foi assim com Marta, quando seu irmão Lázaro adoeceu e morreu quatro dias antes de Jesus chegar a Betânia (João 11:17).

Foi assim com Jó, quando ele perdeu tudo o que tinha - bens, filhos e filhas, saúde, reputação
(Jó 1 e 2) - numa sucessão de perdas quando até mesmo sua esposa e seus amigos
se voltaram contra ele.

Mas até mesmo nessas situações tão extremas, a guerra não esta perdida.

Talvez ao longo da nossa caminhada com Deus, nós percamos algumas batalhas, mas nunca a guerra!
O nosso general é Cristo...
é Ele quem peleja por nós e nos dá a vitória.

Jesus Cristo - a esperança da glória!
É n'Ele que devemos colocar a nossa esperança e a nossa fé!

Assim como Jairo, Marta e Jó, devemos colocar nossa fé no Senhor e crer que nem tudo está perdido, e que apesar da adversidade das circunstâncias,

"Ainda há esperança".
"Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos.

Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como planta nova" (Jó 14: 7 - 9).
Sim, devemos crer que ao cheiro das águas, viverá e dará frutos!

Uma pequena fé num Deus Grande...
firmados na promessa de que "seremos como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo dá o seu fruto, cuja folhagem não murcha, e tudo quanto fizermos será bem sucedido" (Salmo 1:3).

O Senhor está no controle.
Ele tem um plano, e assim como Ele disse a Jairo, hoje Ele diz a você e a mim:
"Não tenhas medo, confia em mim".

Crer e confiar.
E Jesus ordenou à filha de Jairo que se levantasse, e a menina logo saltou e começou a andar.

"Ainda há esperança!"
Marta sabia disso quando disse:
"Senhor, se cá estivesses, o meu irmão não teria morrido.
"Mas eu sei que mesmo agora não é tarde demais, pois tudo o que pedirdes a Deus, Ele te dará" (João 11:20).
Há um propósito para todas as coisas, inclusive para as nossas provações.
Portanto,
"Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus" (Salmo 46:10).

O Senhor quer reverter as adversidades em bênçãos, para nós e para outros.
Quando Jesus soube que Lázaro havia adoecido,

Ele disse que sua doença não era para morte, mas para a glória de Deus.
Que Ele, o Filho de Deus, receberia glória em resultado daquela enfermidade.
Jesus ressuscitou Lázaro e muitos judeus que presenciaram este milagre creram n'Ele.
Da mesma forma, hoje o Senhor nos convida a declarar que a adversidade pela qual estamos passando, não é para a morte, mas para a Glória de Deus!

Quando Jó analisa sua vida, ele conclui que tudo o que aconteceu com ele
contribuiu para que ele tivesse uma maior intimidade com Deus: antes
"eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5).
E o Senhor restaurou a sorte de Jó e deu-lhe o dobro de tudo o que ele possuía.
Portanto, não se dê por vencido,

"ainda há esperança"...
logo você entenderá o propósito de Deus para esta hora.

SÍNDROME DE GABRIELA

“EU NASCI ASSIM, EU CRESCI ASSIM, E SOU MESMO ASSIM, VOU SER SEMPRE ASSIM...”

I. Identificando o Problema Esse trecho tão conhecido da música-tema da novela
“Gabriela”, baseada na obra de Jorge Amado, tem se transformado numa argumentação muito utilizada no nosso meio ultimamente.

1) Você pode imaginar um tipo de situação em que esse argumento poderia ser usado por alguém?
Certamente, essa desculpa é usada em situações não muito agradáveis, tensas e às vezes até conflitantes nos relacionamentos interpessoais.
Precisamos, num primeiro momento, tentar decifrar os significados envolvidos nesse argumento, ou seja, o que se quer dizer realmente quando se usa essa desculpa:
“Sou assim mesmo.”

2) O que você pensa que uma pessoa quer dizer quando usa essa afirmação?
Parece, de certa forma, um ultimato, uma afirmação categórica da irremediabilidade da situação, da falha, do defeito de uma pessoa.
E vai além.
Quando uma pessoa alega que “não tem jeito”,
na verdade, quer dizer, conscientemente ou não, duas coisas:

A) Você tem que me aceitar do jeito que eu sou.
Essa afirmação, subentendida, mostra que a própria pessoa já desistiu de tentar mudar. Reconhece seu defeito, mas passou a aceitá-lo e a conviver pacificamente com ele.
O problema é que conviver pacificamente com nossos defeitos pode, em muitos casos,
significar uma convivência não muito pacífica com os outros.
Isso porque nem sempre estamos igualmente prontos a aceitar os defeitos dos outros. Interessante é que, normalmente, quem diz “você tem que me aceitar do jeito que eu sou”
nem sempre acrescentaria
“que eu estou pronto a te aceitar do jeito que você é”.
Não seria muita precipitação dizer que aí está uma das maneiras mais comuns de se iniciar um conflito de relacionamento, que tende a se alastrar.

B) Jesus transforma tudo em mim, menos isso.
Nesse momento, começam a surgir duas dúvidas:

B1. Será que Jesus quer mesmo me transformar por inteiro?
Não seria uma anulação total da minha pessoa?
Pode ser que Jesus não pretenda transformar totalmente nossa personalidade e temperamento, mas se há em nós algo que definitivamente atrapalha relacionamentos, isso precisa ser tratado.

B2. Será que Jesus tem poder mesmo pra transformar esse defeito?
Que tem, não há dúvida.
A questão é: creio nisso?
Dou espaço para que o Espírito Santo atue?
A essa altura, devemos parar e nos perguntar: tenho, pelo menos em algum grau,
a Síndrome de Gabriela?
Como isso tem afetado meus relacionamentos?
O que há em mim que pode estar causando problemas de relacionamentos?
Esse questionamento se torna importante porque é muito comum pensarmos que temos problemas de relacionamento com Fulano ou Cicrano por causa de defeitos deles, e não, nossos. Até que ponto isso é verdade?
Defeitos, todos nós temos.
Alguns são mais fáceis, outros mais difíceis de tratar.
Uns afetam mais os relacionamentos, outros menos.
Alguns aparentemente não afetam em nada, mas uma análise mais cuidadosa pode nos surpreender.
Sejam quais forem esses defeitos, a Bíblia tem resposta para eles.
Ela deixa claro que o Espírito Santo, e só Ele, pode tudo transformar.

II. Vencendo a Síndrome de Gabriela
O texto que se encontra em Efésios 4:17 – 5:2 mostra essa realidade.

1) Como os versículos 17 a 19 retratam o quadro de alguém com a Síndrome de Gabriela?
Paulo fala de alguém vaidoso (v.17), duro de coração
– resistentes ao trabalho de regeneração do espírito
- (v.18) e insensível
– acomodado à situação de crise pessoal (v.19).
Em resumo: viver com a Síndrome de Gabriela É PECADO.

2) Como a ilustração de transformação do
“velho homem” para o “novo homem” pode nos ajudar a vencer a Síndrome de Gabriela?

3) Em 5:1 Paulo nos estimula a sermos “imitadores de Deus”.
Em 5:2 ele nos estimula a andarmos em amor, assim como Cristo fez,
entregando sua própria vida por nós.
Em que sentido podemos “morrer” pelos outros?
Morremos para os outros quando sacrificamos o nosso próprio ego, desejos e direitos em benefício da comunidade.
Três Passos para a vitória:

1) Reconhecer que a grande causa dos conflitos de relacionamentos
que temos pode ser o nosso próprio modo de ser e agir em relação aos outros.

2) Identificar o que há em nós que tem causado conflitos com outras pessoas.
Devemos colocar essas questões diante de Deus,
crendo no Seu poder para transformar isso em nós e reconhecendo
a importância de mantermos a unidade, a paz.

3) Deixar o Espírito Santo atuar em nós, buscando manifestar o Seu fruto em nossas vidas. Muitas batalhas se seguirão, mas, em Jesus, somos mais que vencedores!
Algumas outras dicas podem ser importantes:
a) Procure identificar qualidades nas outras pessoas.
b) Aceite os defeitos dos outros. Você também tem os seus.
c) Não dê espaço para sentimentos do tipo
“por que eu tenho que aceitar os defeitos dos outros se ninguém aceita os meus?”.
Talvez as pessoas estejam tentando melhorar.
Talvez elas nem sequer tenham reconhecido que isso é um defeito.
d) Não imponha seus defeitos aos outros.
Quando as pessoas percebem que estamos tentando melhorar, elas aceitam com mais facilidade e podem até ajudar.
Não seja orgulhoso.
Aceite a ajuda.
e) Não encare sua responsabilidade de melhorar como algo dependente da mudança dos outros. Tome a iniciativa.
f) Não se esqueça do que está escrito em Rm.12:18:
“No que depender de vós, tende paz com todos os homens”.
Faça sua parte, Deus não vai cobrar de você a responsabilidade do outro.

Pr Clinton e Juliana Lenz César

O Perigo de Se Escolher o Bom ao Invés do Melhor

Salmo 106.14

Introdução
A palavra que Deus me deu para repartir esta noite está no Sl 106.15. A NVI da Bíblia traz: “Deu-lhes o que pediram, mas mandou sobre eles uma doença terrível”.
Baseado neste verso criei um tema para esta mensagem:
“O Perigo de Escolher o Bom ào Invés do Melhor”.
Imaginei este tema porque Deus sempre insiste conosco para escolher:
Obedecer ou desobedecer;
A bênção ou a maldição;
A vida ou a morte;
Cristo ou o mundo...
A escolha é inevitável; temos que fazê-la!
– e quando nossa vontade se rende e faz a escolha por Jesus, e nossa vida se abre para que Ele reine, somente o primeiro passo na vida cristã é que foi dado.
A partir dessa escolha, há um caminho que teremos de percorrer, há uma vida a ser vivida!
E no decorrer deste caminho, existe a cilada sutil de se escolher o bom ao invés do melhor. Repita comigo:
“Existe o perigo – de escolher o bom – ao invés do melhor”.
Amado irmão,
a vida é uma longa série de escolhas que precisam ser feitas diariamente entre aquilo que é bom e melhor, grande e enorme, supremo e superior!
...entre o que agrada a si mesmo e o que agrada a Deus.
E o perigo mais comum para a vida daqueles que se tornaram crentes, não é o que muitos imaginam:
Desviar-se da fé em Jesus e tornar a cair em pecado. Não!
...o perigo mais comum para o crente, a tentação mais freqüente aos crentes, é a de escolher o bom ao invés do melhor.
...escolher algo que tem inúmeras vantagens, mas que não é a vontade clara de Deus para nós.
Eu li o Sl 106.15, que fala:
“Deu-lhes o que pediram, mas mandou sobre eles uma doença terrível”.
O texto se refere ao povo de Israel. O propósito de Deus para aquela nação é que não tivessem rei, porquanto, o próprio Senhor seria seu Rei; assim, Israel seria exemplo para o mundo inteiro.
Mas Israel se rebelou, o povo queria ser igual aos outros povos, possuidores de um rei terreno. Pediram um rei para guiá-los; queriam um monarca com toda a pose e esplendor dos reis das outras nações.
Por isso, Deus disse ao profeta Samuel:
“Muito bem; nomeie um rei para eles; não estão escolhendo o melhor, mas vou permitir que tenham o bem inferior escolhido por eles mesmos.
É a única maneira de mostrar-lhes a tolice que estão fazendo”.

A história de Israel a partir daí mostrou realmente o perigo que é de se escolher o bom ao invés do melhor
– o povo foi retirado da sua terra e levado para o cativeiro...
Até hoje em Israel é desastre após desastre!
Por isso o Sl 106 diz:
o Senhor “Deu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma”.
Amado irmão:
Deus dá muita importância às escolhas que são feitas em cada momento crucial de nossas vidas.
Há vezes em que uma oportunidade nova é colocada diante de nós, mas somos tentados para seguir por um caminho em que vantagem financeira e pessoal estão em primeiro lugar.
Somos tentados a garantir para nós mesmos as vantagens que já temos, o conforto e as facilidades que já possuímos e, assim, nos perguntamos:
“Não posso conciliar as coisas e tirar o máximo proveito disto e daquilo?”
O perigo é que, ao tentar conciliar as duas coisas, ao tentar conciliar a nossa vontade com a vontade de Deus, acabamos por escolher o bem inferior.
Se isto acontecer, Deus não vai nos abandonar, mas Ele permite que a escolha inferior corrija nossa vontade própria, e nos conduza de volta ao lugar de obediência de todo o coração ao Senhor.
A escolha de um bem inferior, a escolha do bom ao invés do melhor, pode resultar na perda de uma oportunidade que não voltará mais...

Deus está falando ao seu coração? Você está sendo tentado a escolher o que é bom ao invés do melhor, pelo fato do que é bom já ser do seu agrado, do seu domínio, do seu prazer?
...e o que é melhor, ser algo ainda não experimentado, não completamente conhecido?
Que situação! Imagine você tendo um bom emprego, e lhe aparece a chance de ter um excelente emprego...
você então precisa fazer uma escolha e aí enfrenta um grande desafio de fé.
Você diz:
“No emprego que tenho já estou acostumado, tenho o domínio da função, já conheço todo o pessoal...”
Mas diante de si está a oportunidade de algo melhor, um emprego melhor!
...mas você terá que aprender o novo trabalho, terá que conhecer e lidar com outras pessoas, enfrentará situações inesperadas...
...é nesse dilema que muitos acabam escolhendo o que é bom ao invés do que é melhor.
...se contentam com o que é bom, (pois já se acostumaram a ele), e recusam o que é melhor, por tratar-se de algo novo...
Ouça: Perigoso não é escolher o que é novo; perigoso é se contentar com aquilo que é bom. Novamente o Sl 106 diz:
o Senhor “Deu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma”.

VOCÊ QUER ISSO?
Oh! irmãos:
Esse é o verdadeiro perigo mais comum para os crentes!
Não é que se desviem da fé em Jesus e tornem a cair em pecado. Não!
...o perigo mais comum para o crente, a tentação mais freqüente aos crentes, é a de escolher o bom de Deus ao invés do melhor de Deus.

As igrejas andam cheias de crentes satisfeitos com aquilo que é bom.
Estão contentes por já terem o bom:
§ Estamos salvos do inferno, isso é bom.
§ Somos membros de uma igreja, bom!
§ A minha igreja trabalha domingo e quarta-feira, bom!
§ Eu já canto, oro, leio a Bíblia... bom!
§ Ah! Entrego o dízimo. Bom!

Amado, a Bíblia diz para nós crentes andarmos em novidade de vida (Rm 6.4),
isto fala de nos aventurarmos, de nos arriscarmos por alcançar coisas novas e melhores e maiores da parte de Deus!
A Bíblia também diz que temos asas como de águias;
isto fala de subir às alturas, aos lugares cada vez mais altos,
aos cumes dos montes e experimentar o melhor de Deus!!!

Conclusão
Se hoje, você está parado naquilo que é bom de Deus, eu quero que você saiba, que:
“As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem
são as que Deus preparou para os que o amam” (1Co 2.9).
As melhores coisas de Deus ainda estão por ser conquistadas e experimentadas.
Você vai correr o perigo de escolher o bom ao invés do melhor?

Agora mesmo, faça a escolha pelo melhor de Deus!
Pr Walter Pacheco da Silveira

Uma vida com propósitos

Introdução:

Você se conhece bem?
Antes que você responda reflita sobre o que eu vou falar.

De vez em quando você não tem aquela sensação de que fez ou falou algo que não queria?
Não tem a impressão de que sentiu ou fez algo que jamais se julgava capaz?
Por vezes você não fica surpreso consigo mesmo?
A verdade é que nós não nos conhecemos bem.

A Bíblia diz que o nosso coração é enganoso (Jr 17:9).
A Bíblia também nos diz que hoje nós vemos as coisas como quem enxerga
apenas uma sombra, um reflexo (1 Co 13:12).
Somente com a Revelação de Deus podemos de fato conhecer a verdade sobre as coisas.
Nosso coração sempre está a procura de respostas para o sentido da vida.
Nessa procura todos nós fazemos pelo menos três perguntas na vida

QUEM SOU EU?
QUAL É A RAZÃO DE MINHA VIDA?PARA ONDE VOU DEPOIS DE MORRER?

A Bíblia, a Palavra de Deus tem as respostas.
Vejamos·
"O Senhor faz tudo com um propósito..." Pv 16:4 (NVI)·
Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.
Pv 19:21·
Nele fomos também escolhidos e, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, Ef 1:11·
O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo!
Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!
Sl 138:8.
Sua vida terá propósitos se você...

Viver para adorar a Deus
"Tu (Deus) criaste todas as coisas, e é para o teu prazer que elas existem e foram criadas.
" Ap. 4:11 (NLT)
Fomos criados para adorar a Deus e nossa constituição revela isto.
Nossa alma tem sede e fome de Deus. Somente nos sentimos saciados quando adoramos a Deus de todo o nosso coração.
Adoração não é somente cantar, bater palmas ou levantar as mãos.

Adoração é um ESTILO DE VIDA."...
se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
" Rm. 12:1 (BLH)
Sua vida terá propósitos se você...
Viver em comunhão com a Família de Deus
"...(Deus) nos deu o privilégio de nascer de novo, de maneira que agora já somos membros da própria família de Deus." 1 Pe. 1:3b (BV)

EXPERIMENTAR A VIDA JUNTOS É CHAMADO DE COMUNHÃO.

"Assim também é o corpo de Cristo.
Todos nós somos parte dele, e cada um de nós é necessário para fazê-lo completo, porque cada um de nós temos um trabalho diferente a executar.
Assim pertencemos uns aos outros, e cada um precisa de todos os demais.
" Rm. 12:5 (BV)Um dos maiores problemas da vida moderna é a solidão.
Não fomos criados para viver em solidão.
Temos necessidade da presença de outras pessoas.
Sua vida terá propósitos se você...

Viver para tornar-se um discípulo de Cristo.
Para ser como Jesus.
" Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho.
Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos." Rm. 8:29 (BLH)

COMO É QUE ELE NOS FAZ COMO JESUS?·
O Espírito Santo usa a VERDADE
para produzir um caráter como o de Cristo.·
O Espírito Santo usa as PESSOAS
para produzir um caráter como o de Cristo
(Ef. 4:12-13; Tt. 1:13; etc.).·
O Espírito Santo usa as CIRCUNSTÂNCIAS
para produzir um caráter como o de Cristo.

O PROCESSO DE TORNAR-SE COMO CRISTO É CHAMADO DE DISCIPULADO.
"Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro.
Já não é mais a mesma.
Teve início uma nova vida." 2 Co. 5:17 (BV)
Sua vida terá propósitos se você...

Viver para SERVIR a Deus e ao próximo
"Deus deu a cada um de vocês algumas capacidades especiais;
estejam certos de as estarem utilizando para se ajudarem mutuamente,
transmitindo aos outros as muitas espécies de bênçãos de Deus.
" 1 Pe. 4:10 (BV)Nossa vida somente ganha verdadeiro sentido quando
estamos envolvidos em fazer algo significativo, algo de valor,
algo que corresponda aos anseios do nosso coração.
A vida ganha sentido quando sabemos que estamos verdadeiramente servindo a Deus e ao próximo.
Usar a maneira como Deus me formou para servir a outros é chamado de "ministério".
A maneira como Deus me fez revela meu ministério.
Sua vida terá propósitos se você...

Viver para UMA MISSÃO:
compartilhar os propósitos de Deus para as demais pessoas
"Da mesma maneira que Tu me deste uma missão no mundo,
eu dei a eles uma missão no mundo." Jo 17:18Para ser equilibrado, todo cristão precisa...
Um ministério na IGREJA
e uma missão no MUNDO.
Qual é a minha missão?"...
por meio de Cristo, nos transforma de inimigos em amigos dele.
E Deus nos deu a tarefa de fazer com que os outros também sejam amigos dele.
Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme
de inimigos em amigos dele." 2 Co.5:18,20 (BLH)
" Mas eu não dou valor à minha própria vida.
O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o
Senhor Jesus me deu para fazer.
E a missão é esta:
Anunciar a boa notícia da graça de Deus

" At. 20:24 (BLH)
REALIZAR A MINHA MISSÃO DE VIDA É CHAMADO DE "EVANGELISMO".

Por que minha missão é tão importante?·
Porque é ORDENADA por Deus.
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.
E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos."
Mt. 28:19-20 (NVI)·
porque é a maior CAUSA na qual eu poderia me engajar.
"Deus nos deu o privilégio de insistir com todos para que se tornem aceitáveis diante dEle e se reconciliem com Ele." 2 Co. 5:18 (BV)·
Porque dá SIGNIFICADO à minha vida.
"Somente aqueles que põem de lado a sua vida por minha causa e por causa da
Boa Nova é que saberão realmente o que significa viver." Mc. 8:35 (BV)

MAS TUDO ISTO COMEÇA COM UMA DECISÃO·
A decisão de abandonar o pecado·
A decisão de crer em Jesus Cristo·
A decisão de adorar somente a Deus·
A decisão de ter comunhão com a Igreja, que é a Família de Deus·
A decisão de tornar-se um discípulo de Jesus·
A decisão de servir a Cristo·
A decisão de compartilhar a fé em Jesus com as outras pessoas
Pr Ricardo Aurino