sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Coisas pequenas



"Aquele que é fiel nas coisas pequenas, será também fiel nas coisas grandes.E quem e injusto nas coisas pequenas, sê-li-á também nas grandes" (Lc 16, 10)


Coisas "BANAIS"


Para que todos pudessem compreendê-lo, Jesus usava uma linguagem muito simples e se servia das coisas mais humildes e comuns para ensinar as verdades mais sublimes. Nós, muitas vezes, somos o contrário: somos especialistas na arte de complicar o que é simples!
Veja-se, por exemplo, a bondade de Deus em coisas tão “banais”: a água não tem cheiro nem gosto para agradar a todos; o ar não tem cor e nem se deixa ver (mas, experimente passar três minutos sem respirar, tente ficar alguns dias sem ingerir líquido...).


Quantas vezes na vida você já agradeceu ao Criador por poder respirar? (conheço pessoas que estão passando sua existência com o auxílio de aparelhos!). Em quantas oportunidades você já louvou o Senhor do céu e da terra pela preciosa água?


MINHAS MÃOS
Estou escrevendo este texto com os dedos de minhas mãos. Obrigado, Pai, pelas minhas mãos, pelos dedos que a completam: tantos não os têm! E agora pense: o que você faz com suas mãos? Elas o ajudam a santificar-se, a espalhar o bem, ou são instrumento de pecado? Olhe para suas mãos, se as tem: contemple-as por algum tempo, lembre-se das mãos de quem o batizou, de quem o absolve nas confissões, de quem lhe dá a Eucaristia. Veja, na imaginação, as mãos de seu pai, de sua mãe: como as suas são parecidas com as deles! Pense nas mãos de Jesus: mãos que abençoaram, que operaram milagres, que se deixaram ficar pregadas na cruz. Nossas mãos se parecem!


OLHOS
Você está lendo este artigo: pare um pouco, eleve seu pensamento para o alto e agradeça por não ser cego. Como é bonito ver a cor azul do céu, os olhos castanhos do ser amado, o rosto de um amigo, o vôo do passarinho, a flor que enfeita o jardim. Valorize esse presente que é a visão e, com ela, leia o que está no evangelho de Mateus 6,22-23.


PERNAS E PÉS
Possivelmente, agora você está sentado. Como chegou até onde você está? Andando, você dirá! Certo. E já agradeceu a Deus pelas pernas e pelos pés que lhe deu como dom? A que lugares seus pés e suas pernas o levam? Seus pés são benditos porque evangelizam, porque levam o bem às pessoas? O que seus pés estão aprontando para a vida eterna?
BRAÇOS
Você tem braços, meu amigo? Tem? Que bom! Faz quanto tempo que você não abraça seu pai, sua mãe, um irmão? Faça isso com amor: você se sentirá bem.
Um dia apareceu aqui em casa um mendigo. No final da nossa conversa, ele perguntou se podia me abraçar. Abraçamo-nos e, no contato que tive com seu corpo, senti o cheiro azedo de quem fazia tempo que não trocava roupa, que não tomava um banho.
Naquele momento, também pensei: meu Deus, há quanto tempo esse homem não sente, em seu corpo, o contato com outro ser humano? Isso até hoje me acompanha e não poucas vezes tenho refletido que os maiores mendigos que encontramos não estão nas ruas, mas dentro de nossas casas: é a mãe que suplica um gesto de ternura sem dizer palavra, é o pai que espera que um filho lhe diga uma palavra de incentivo, é a filha ou o filho que aguarda um alisar de cabelos, um tapinha no ombro por parte de seus pais... A família que se deixa cair nessa rotina, mata o amor.
Tome iniciativa: o amor não espera recompensa; tome a iniciativa: ela é irmã do resultado!


BANHEIRO
Você tem um banheiro em casa. Legal! Se você faz as necessidades físicas e o papel higiênico deu exatamente para o que você precisava, ainda é capaz de dizer “Graças a Deus!” e se manda ou repõe imediatamente o papel, em homenagem ao próximo que virá ao banheiro? E quando termina o banho deixa o sabonete no chão ou no lugar que lhe cabe?
Um dia, no banho, o sabonete cheiroso me deixava contente. Então me lembrei do que Paulo escreveu: “Somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam e entre os que se perdem” (2Co 2,15). Como está o nosso “cheiro”? É agradável ou se encontra com o prazo vencido?


COZINHA
Que tal dar uma chegadinha à cozinha? Olhe a alface, a beterraba, a cenoura. Cores diferentes (pintadas pelo Pai para tornar mais alegre a refeição, e a gente passa uma vida inteira sem se dar conta desses carinhos, sem agradecer...), propriedades nutritivas diferentes, dureza ou maciez diferentes. E o arroz, tão diferente do feijão! E a abóbora... e a melancia (o Senhor é mesmo brincalhão: faz a melancia verde por fora, vermelha por dentro e ainda a enfeita com sementinhas pretas!).
Um dia eu havia almoçado muito bem. Mais tarde, de ônibus, fui à cidade. Acidente diante de nós. E ali ficamos uns bons minutos parados. Lá pelas tantas, olhei para a esquerda e meus olhos viram, sim, viram um homem procurando comida no latão de lixo. Encontrando uma laranja meio estragada, descascou-a com os dedos, tirou a parte maior e deu-a à criança que estava ao lado (creio que era seu filho), ficou com um gomo na mão, fez o sinal-da-Cruz e comeu! Tocou fundo, irmão; tocou fundo!


ATOS, OMISSÕES...


Como nós pecamos? Por pensamentos e palavras, atos e omissões. Como nos santificamos? Por pensamentos o palavras, e também pelos nossos atos. As omissões nunca nos santificam. Pois bem: se você tem um pensamento bom a respeito de alguém, foi o Espírito Santo agindo em seu coração; mas, se pensa mal...
Um dia, depois da Missa, uma senhora veio me pedir perdão. Perguntei-lhe o porquê do pedido, pois, que eu soubesse, não havia nada a perdoar. “É que pensei mal de ti!”. Que nobreza de alma, que nobreza! Pensemos coisas boas a respeito dos outros. Há um ditado chinês que diz assim: “Atenção ao que pensas: está na raiz do que fazes!”.


PALAVRAS
Santificar-se pelas palavras. Há quanto tempo não dizemos uma palavra agradável a alguém? É preciso acostumar-se a dizer coisas boas aos outros, mesmo que eles não as digam para nós. Quantos bilhetinhos, quantos cartões dos meus filhos eu tenho guardado! Estive casado durante 30 anos: um belo casamento. Faz cinco anos que o Senhor levou a Cida para o céu. Como é bom hoje reler as cartas dela, reler o que escrevi para ela, reler nossos bilhetinhos de amor. Não precisava motivo especia1: qualquer dia, qualquer hora eram dia e hora excelentes para nos darmos por palavras.


GESTOS...
Faça a experiência: comece a deixar bilhetinhos em baixo da xícara da mãe, do pai; mande uma cartinha de amor pelo Correio; peça perdão por escrito, telefone para a mãe e diga que a ama, que lhe agradece por ter passado sua roupa, por fazer sempre a comida com tanto gosto...
E não fique esperando agradecimento, nem cartinha de retorno: o amor é gratuito, e por isso dói. O sol se levanta todos os dias e não é porque nós não agradecemos que o Pai deixa de mandá-lo sempre de novo...
EXPRESSAR O AMOR
Se você é casado: faz tempo que você não escreve uma cartinha para sua amada? Abra seu coração, não tenha medo de amar. O amor precisa ser expresso, o amor precisa ser manifestado. Um dia uma esposa me disse: “Ah, o Fulano faz anos que não me diz uma palavra de carinho.” Dias depois, encontrando o marido, fiz uma conversa boa a respeito.
No começo ele me respondeu: “Pô, quando nós éramos noivos eu disse para ela que a amava. Um dia, se eu mudar de opinião, eu digo!” (estão há oito anos casados...). Mas depois, conversa vai conversa vem, ele concordou em dialogar mais, em fazer “declarações de amor”. Ele escreve para ela, telefona, diz pessoalmente quanto precisa dela. A vida dos dois vale a pena ser conhecida. Salvaram-se e salvaram a família.
PRÓXIMO MAIS PRÓXIMO
Filhos, pais, marido, mulher, irmãos são o nosso próximo mais próximo, se é válida a expressão. São o nosso rebanho, o rebanho ao qual pertencemos e do qual o Senhor nos quer pastor. Ou será que as palavras que ele disse a Pedro não valem também para nós? “Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,17).Apascentar é dar pasto, comida. Esses pequenos gestos, esse doar-se constante, esse fazer as coisas com amor é o pasto nosso de cada dia, é o pão que alimenta aqueles e aquelas que o bom Deus colocou ao nosso lado. Nada do que se faz com amor é pequeno, ensinava com a vida Santa Teresinha do Menino Jesus.
A PROVA FINAL
Sou professor há 37 anos. Nunca dei, aos alunos, as questões da prova antes do dia. Pois o Mestre Jesus deu a matéria da prova final, faz tempo: seremos julgados pelo amor.
Por favor, leia os versículos 31 a 46 do capítulo 25 do Evangelho escrito por São Mateus.
Meus votos são de que, você e eu, por causa desse caminhar na simplicidade, na gratuidade, acreditando no poder de bem que semeamos durante a vida, às vezes com sacrifício, possamos escutar o Senhor nos dizer:
“Vinde, benditos de meu Pai, todas as vezes que fizestes isso a um desses meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”.

Nenhum comentário: