FES inaugura um importante estudo científico multi-site sobre Essências Florais e o Tratamento da Depressão.
por Jeffrey Cram, Ph.D., Diretor do Projeto
Jeffrey R. Cram, Ph.D. é psicólogo clinico e pesquisador, diretor do Sierra Health Institute em Nevada City, Califórnia. Ele é o presidente fundador da Sociedade de Eletromiografia de Superfície da América do Norte (SESNA). Escreveu três livros e 34 artigos sobre eletromiografia de superfície e psicofisiologia aplicada. Ele faz parte da lista editorial de 4 periódicos e é editor do Boletim Informativo California Biofeedback. Dr. Cram realizou estudos com procedimentos de duplo-cego medindo os efeitos da oração no corpo físico . Ele também criou testes com duplo-cego sobre as essências florais (Five-Flower Formula e a Yarrow Special Formula). A Flower Essence Society encarregou Dr. Cram de conduzir um importante estudo clínico sobre os resultados da aplicação da terapia floral em casos de depressão.
Porque fazer um estudo científico?
Se você usa essências florais em sua prática, não importa há quanto tempo, com certeza já observou seus efeitos a nível clínico. E dependendo do paciente e da sua habilidade na escolha da essência correta, podem se abrir portas para o paciente que, de outra forma, não aconteceria. Portanto, nós sabemos que as essências florais funcionam e que algumas vezes elas agem de forma notável. No entanto, muitas vezes é difícil fornecer descrições precisas sobre seus efeitos e sobre as circunstâncias exatas em que elas podem agir de maneira mais eficaz.
Portanto, a Flower Essence Society está desenvolvendo um estudo clinico sistemático para fornecer informações mais precisas sobre os efeitos das essências florais no tratamento da depressão. Além de aprofundar nosso conhecimento sobre a terapia floral, o estudo também pode fornecer provas científicas sobre a "eficácia clínica" das essências florais. Isso ajudará a dar credibilidade a uma terapia que todos sabemos que funciona, mas que ainda não é reconhecida por muitos terapeutas da área de saúde como um valioso instrumento clínico, junto com a homeopatia e outras modalidades afins.
Porque estudar a depressão?
Existem vária razões para se escolher depressão como um foco para nosso estudo. Em primeiro lugar, ela é muito comum. De acordo com os sistemas de código do Centro de Controle de Doenças e do CID 9/DSM IV (Classificação Internacional de Transtornos Mentais e de Comportamento/ Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 4a edição), aproximadamente um entre quatro indivíduos tem algum elemento de depressão operando internamente. Em segundo lugar, é um diagnóstico que está ganhando aceitação pública. Em terceiro lugar, os sintomas da depressão são medidos facilmente. Há vários instrumentos psicológicos que são usados rotineiramente para se medir a depressão. Eles se tornaram o padrão ouro para se identificar não somente sua presença mas também sua magnitude. Em quarto lugar, e talvez o mais importante, a terapia floral vem sendo utilizada com sucesso em muitos tipos de depressão.
O Questionário sobre o Estudo da Depressão
No momento, estamos envolvidos no processo de definição do protocolo clínico que iremos utilizar. Por este motivo, gostaríamos de receber retornos de terapeutas florais para auxiliar no planejamento do estudo. Estamos também interessados em saber de que maneira as essências florais estão sendo usadas atualmente no tratamento da depressão. Pedimos sua colaboração preenchendo o
Questionário sobre o Estudo da Depressão. Você levará apenas 10 ou 15 minutos para fazê-lo.
Nota do editor: Nós gostaríamos de pedir a todos os terapeutas que estejam tratando casos de depressão que preencham o formulário com o maior número de informações possível, não importa se você pretende participar do estudo clínico ou se você não está certo se sua área de atuação se encaixa neste estudo. Suas respostas no questionário nos ajudarão a refinar o planejamento do estudo clínico e a selecionar os terapeutas que irão participar do mesmo.
Participação no Estudo Multi-Site
Além de tabular as informações recebidas a partir das respostas dos questionários, estamos procurando um número de médicos clínicos interessados em se tornarem participantes ativos no estudo. Para levar adiante um estudo de tamanha importância, iremos precisar de aproximadamente 500 pacientes. Se cada site fornecesse apenas 5 amostras de pacientes, seriam necessários aproximadamente 100 sites para concluir o estudo. Se você é um profissional com atuação na área de saúde e que utiliza com freqüência as essências florais, nós o convidamos a participar do estudo.
Se você decidir participar do estudo, qual é o seu compromisso?
Você irá selecionar um paciente novo em sua prática terapêutica o qual você sinta que apresenta a depressão como um aspecto do caso ou como o principal problema a ser tratado. Você solicitará o consentimento dos pacientes para poderem participar do estudo e eles assinarão um formulário que será fornecido por nós.
Você aplicará em seus pacientes o questionário Beck de depressão que nós forneceremos e conduzirá a entrevista estruturada sobre depressão (a escala Hamilton de depressão) durante a primeira consulta. Estas medidas devem ser tomadas antes de se introduzir a primeira essência floral no tratamento. O cliente também deverá completar o formulário demográfico ( que consiste de dados sócio-demográficos) que forneceremos aos que tenham decidido participar do estudo. Este formulário levará menos do que 5 minutos para ser preenchido.
Durante cada sessão com o paciente você irá preencher um formulário de tratamento, o que nos permitirá acompanhar o seu trabalho com o paciente. Este formulário inclui somente um registro das essências prescritas e uma descrição de 1 a 6 palavras sobre qualquer outra modalidade terapêutica que esteja sendo utilizada. Isto deverá levar menos de um minuto.
Uma vez por mês você pedirá ao paciente para preencher o questionário Beck de depressão durante a sessão no consultório.
No final de seu tratamento com o paciente, você irá preencher um formulário de conclusão e reaplicar no paciente os dois questionários iniciais sobre depressão. Da mesma forma como antes, isto levará cinco minutos.
A participação neste estudo é uma oportunidade de fornecer à Flower Essence Society informações clínicas valiosas que aprofundarão nossa compreensão sobre a terapia floral, o que ajudará a promover uma maior aceitação da comunidade terapêutica e do público em geral. Realmente é verdade que você precisará colher as informações em momentos precisos e usar um pouco mais de seu tempo com trabalhos escritos do que de costume. Mas no final você terá a satisfação de saber que, em retorno ao benefício que a terapia floral vem dando a você e a seus pacientes, você terá dado algo em troca, o que poderá ser uma contribuição duradoura para o desenvolvimento e aceitação desta notável terapia.
O estudo piloto já começou.
Desde dezembro último, venho conduzindo um pequeno estudo piloto (4 indivíduos) usando um procedimento duplo-cego com placebo. Tenho uma sessão normal com meus clientes e faço uma seleção individualizada de essências florais. Esta seleção é então encaminhada para a Flower Essence Society. Com base em uma tabela numérica aleatória que determina se o paciente receberá um frasco contendo a essência floral ou o placebo, a FES envia então o frasco para o paciente. Nem eu nem o paciente sabemos qual de nós recebeu o placebo ou a combinação de essências. O estudo terá a duração de somente dois meses e os pacientes serão testados no início do estudo, após um mês, e novamente ao final de mais um mês. Após isso, a FES me informará quais foram os pacientes que receberam o placebo e eu analisarei a diferença entre as respostas dos dois grupos. Oferecerei então essências florais para os pacientes que inicialmente receberam os placebos e verei como eles responderão a isto. Este procedimento é conhecido como projeto com referências cruzadas.
Os resultados deste estudo piloto nos ajudarão no planejamento de nosso estudo clínico multi-site e nos estudos futuros com duplo-cego. Se você acha viável a execução deste procedimento com duplo-cego na sua área de atuação, por favor nos informe. Eu gostaria de acrescentar mais indivíduos de outras áreas clínicas nesta abordagem experimental rigorosamente controlada. Reconhecemos entretanto que em muitas áreas clínicas essa abordagem não será utilizada. Assim, a abordagem a partir dos resultados clínicos é de fato o nosso principal suporte para documentar de que maneira as essências florais estão ajudando pacientes em todo o mundo. Considere a possibilidade de unir-se a mim e à Flower Essence Society neste estudo tão fascinante.
Se você tiver perguntas com relação ao estudo sobre a depressão, por favor sinta-se à vontade em contatar Richard Katz na Flower Essence Society
research@flowersociety.org, ou Dr. Jeffrey Cram
jcram@jps.net). Acesso a nosso
questionário on-line.Se você preferir escrever as perguntas ou informações em Português, você pode enviá-las para mim, Patrícia Wiesenthal, tradutora oficial do website da FES e, conforme sugerido por Richard Katz, eu estarei enviando a ele já devidamente vertidas para o Inglês. Meu email é
wiesenth@uol.com.br e meu telefone 3021-7838 celular: 97452398